Município deve iniciar Censo de animais ainda este ano e estuda a implementação da primeira Praça Pet
A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Ssubea), realizou no último sábado, 22, no Espaço Arp, uma campanha de adoção responsável de cães filhotes. Segundo a Ssubea, dos 12 animais disponíveis, 10 foram adotados e outros dois estão em negociação virtual. Todos os animais estavam vacinados com a vacina V8, doados pela SAF. Para este ano, o município ainda deve ter mais duas Feiras de Adoção, uma delas, organizada pela Prefeitura.
Segundo informações da Subsecretária, Elisângela Rodrigues (foto), o Município vai iniciar nas próximas semanas a realização de um Censo. Com a previsão de avançar para o próximo ano, a Ssubea pretende, com este Censo, “projetar políticas públicas mais eficientes tal como a real quantidade de castrações de animais errantes e de abandonos que temos em nosso município, bem como cadastramento para adoção”.
“O recolhimento não é pauta pois acaba virando um estoque assim como a Suipa (Sociedade União Internacional Protetora dos Animais) que hoje tem mais de 1000 animais vivendo em condições desumanas”, esclareceu Elisângela.
Praça Pet
Conforme apurou o EcoSerrano, o Município estuda a possibilidade de implantar a primeira Praça Pet. O projeto está em fase inicial de estudo, ainda não há garantias de que possa ser realizado, mas é bem visto pela Prefeitura. A ideia é de que seja um espaço amplo, democrático, equipado com brinquedos para os bichinhos se divertirem e bem estruturado para que os donos dos animais possam deixar seus pets a vontade e em segurança.
Inicialmente, a Praça Pet foi pensada para ser no Praça do Suspiro, mas o projeto precisou ser revisto e neste momento outro local está sendo viabilizado. Ainda de acordo com a apuração do portal, o projeto pode ter o apoio da iniciativa privada.
Acesse o nosso grupo de Whatsapp através do link: https://chat.whatsapp.com/Ko3N4xTBbHo53tmZ5HtpAb