André Luiz de Morais, Secretário de Bem Estar Animal, tem sua liderança questionada por protetores de animais de Nova Friburgo

Protetores de animais questionam competência de Secretário de Bem Estar Animal de Nova Friburgo

1637 visualizações

Formado em educação física, secretário ainda não solucionou caso da chacina de cães em janeiro e ativistas da causa animal cobra mais ação da secretaria 

A nomeação de André Luiz de Morais como Secretário de Bem-Estar Animal de Nova Friburgo tem gerado intensas críticas por parte de protetores de animais. Ex-vereador e líder de governo do prefeito Johnny Maycon, André assumiu o cargo após a criação da pasta neste ano, levantando suspeitas de que a nomeação teria sido motivada por acordos políticos após sua derrota nas eleições.

Com formação em educação física e experiência em projetos de dança, sua falta de especialização na área animal tem sido um dos principais pontos de questionamento.

Casos de Maus-Tratos e Cobranças por Ação

A polêmica ganhou força logo na primeira semana de André no cargo, após a morte de cães por envenenamento no distrito de Amparo. A polícia foi acionada, mas até o momento não houve solução para o caso. Os protetores de animais questionam a falta de esclarecimentos sobre esse crime e também sobre o assassinato de cinco cães na região de São Geraldo/Estrada Rio Grande de Cima.

Nas redes sociais, ativistas cobram a atuação da SEBEA (Secretaria de Bem-Estar e Proteção Animal), denunciando a falta de serviços essenciais como recolhimento de animais abandonados, atropelados ou vítimas de maus-tratos.

Reivindicações dos Protetores

Em uma postagem amplamente compartilhada, um dos protetores escreveu:

“O secretário André Luiz de Morais já se reuniu com representantes das secretarias de Turismo e Desenvolvimento Social, além de visitar clínicas veterinárias. Mas gostaríamos de saber quais foram as pautas discutidas a favor dos animais. Enquanto essas reuniões acontecem, seguimos recebendo pedidos de ajuda diários, pois a SEBEA não recolhe animais em situação de risco. Queremos bem-estar, proteção e, principalmente, muita ação em prol dos animais de Nova Friburgo.”

Secretaria Ainda Não Respondeu

O EcoSerrano entrou em contato com a Secretaria de Bem-Estar Animal por meio da Subsecretaria de Comunicação Social da Prefeitura para obter esclarecimentos sobre as prioridades da gestão, mas até o momento não recebeu resposta. O espaço segue aberto para manifestação.

Reunião com Protetores Agendada

A pressão dos ativistas parece ter surtido efeito. Uma reunião entre o secretário e defensores da causa animal está marcada para 11 de fevereiro, às 17h, na sede da SEBEA. Os protetores prometem exigir respostas e medidas concretas para a proteção dos animais no município.

GRUPOS DE WHATSAPP DO ECOSERRANO:

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies