Formado em educação física, secretário ainda não solucionou caso da chacina de cães em janeiro e ativistas da causa animal cobra mais ação da secretaria
A nomeação de André Luiz de Morais como Secretário de Bem-Estar Animal de Nova Friburgo tem gerado intensas críticas por parte de protetores de animais. Ex-vereador e líder de governo do prefeito Johnny Maycon, André assumiu o cargo após a criação da pasta neste ano, levantando suspeitas de que a nomeação teria sido motivada por acordos políticos após sua derrota nas eleições.
Com formação em educação física e experiência em projetos de dança, sua falta de especialização na área animal tem sido um dos principais pontos de questionamento.
Casos de Maus-Tratos e Cobranças por Ação
A polêmica ganhou força logo na primeira semana de André no cargo, após a morte de cães por envenenamento no distrito de Amparo. A polícia foi acionada, mas até o momento não houve solução para o caso. Os protetores de animais questionam a falta de esclarecimentos sobre esse crime e também sobre o assassinato de cinco cães na região de São Geraldo/Estrada Rio Grande de Cima.
Nas redes sociais, ativistas cobram a atuação da SEBEA (Secretaria de Bem-Estar e Proteção Animal), denunciando a falta de serviços essenciais como recolhimento de animais abandonados, atropelados ou vítimas de maus-tratos.
Reivindicações dos Protetores
Em uma postagem amplamente compartilhada, um dos protetores escreveu:
“O secretário André Luiz de Morais já se reuniu com representantes das secretarias de Turismo e Desenvolvimento Social, além de visitar clínicas veterinárias. Mas gostaríamos de saber quais foram as pautas discutidas a favor dos animais. Enquanto essas reuniões acontecem, seguimos recebendo pedidos de ajuda diários, pois a SEBEA não recolhe animais em situação de risco. Queremos bem-estar, proteção e, principalmente, muita ação em prol dos animais de Nova Friburgo.”
Secretaria Ainda Não Respondeu
O EcoSerrano entrou em contato com a Secretaria de Bem-Estar Animal por meio da Subsecretaria de Comunicação Social da Prefeitura para obter esclarecimentos sobre as prioridades da gestão, mas até o momento não recebeu resposta. O espaço segue aberto para manifestação.
Reunião com Protetores Agendada
A pressão dos ativistas parece ter surtido efeito. Uma reunião entre o secretário e defensores da causa animal está marcada para 11 de fevereiro, às 17h, na sede da SEBEA. Os protetores prometem exigir respostas e medidas concretas para a proteção dos animais no município.
GRUPOS DE WHATSAPP DO ECOSERRANO:
- Instagram: @ecoserrano
- Facebook: @ecoserranoo
- Twitter: @serrano_eco
- Youtube: EcoSerrano