Você sabia que é proibido soltar fogos que produzem poluição sonora em Nova Friburgo?

Publicado: Última atualização em 557 visualizações

Pessoas com transtorno do espectro autista, síndrome do pânico, ansiedade, além de animais e o meio ambiente são os maiores prejudicados com o barulho das explosões 

Você sabia que é proibido soltar fogos de artifício em Nova Friburgo? De acordo com a Lei 4.561/2017, do vereador Jânio de Carvalho, não pode haver queima e soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que produzam poluição sonora e estampidos no Município.

O barulho alto e forte provocado pelos artefatos explosivos colocam em risco a saúde de idosos, crianças, pessoas com doenças sensíveis aos estampidos como o transtorno do espectro autista, além dos animais. Há também uma grande preocupação com o meio ambiente, por conta da toxicidade dos produtos utilizados na fabricação dos explosivos.

Hipersensibilidade

De acordo com o Centro de Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a tradição desta época do ano pode significar um verdadeiro pesadelo. Portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem hipersensibilidade sensorial em relação aos estímulos do ambiente, uma vez que escutam todos os sons de uma única vez. O estouro dos fogos de artifício pode ocasionar sobrecarga à audição e estender as crises por dias, além da possibilidade de afetar sentidos como tato, paladar e visão”, conta.

Os estampidos também são um incômodo para quem sofre de Ligirofobia, também chamado de fonofobia, que consiste no medo extremo, e muitas vezes irracional, de barulhos muito altos, estridentes e repentinos. Outras pessoas que sofrem com as consequências dos explosivos são pessoas que tem Transtorno de Ansiedade e Pânico, portadores de Síndrome de Down e outros transtornos que podem piorar perante a exposição a barulhos.

“Dezembro é mês recorde em abandono de animais”

Veterinários, protetores e amantes dos animais estão preocupados e temerosos para mais um fim de ano. Os animais sofrem com as explosões, bem como com o brilho desses fogos, que causam pânico. Muitos animais com problemas neurológicos e cardíacos que, por conta do barulho, tentam fugir e podem se ferir gravemente na fuga.

“O som ensurdecedor e o brilho intenso emitidos pelos fogos de artifício são fontes de perturbação para inúmeras espécies de animais domésticos e silvestres, crianças, idosos e autistas. Os ouvidos super sensíveis dos gatos e principalmente dos cães, tornam o ruído dos estouros muito mais perturbador e assustador. Comportamentos indesejados associados a fobia de fogos ocorrem com frequência em cães, como andar estereotipado (andar sem parar para lá e para cá), vocalização, tremor corporal, respiração ofegante, hipersalivação  e lambeduras incessantes”, explicou a veterinária Vanessa Mello. 

Há muitos relatos de cães que fugiram, se machucaram e tiveram ataques de pânico durante queimas de fogos de artifício, contou Vanessa. “É possível pensar em soluções que minimizem os impactos na saúde e bem estar das pessoas e seus pets e da vida selvagem. Em casa, procure deixar livre o acesso a locais onde os animais de estimação possam se esconder e, se possível, não deixe o animal sozinho, manter uma expressão positiva, transmitindo segurança. Uma ótima alternativa é o enriquecimento ambiental com o uso de petiscos, comida, brinquedos e até feromônios”, sugeriu a veterinária.

“A pessoa que solta fogos nada mais é do que um ser que não se importa com a vida alheia seja lá qual ela for. É triste ver e descrever o que os animais sentem e como reagem a cada explosão e quantos morrem por conta disso. Chamamos de Dezembro Verde devido a campanha contra abandonos de animais, portanto Dezembro é o mês recorde de abandonos , animais perdidos, enforcamentos por correntes e mortes por atropelamentos ou que caem das lajes pois os mesmos desesperados tentam fugir das explosões”, disse a protetora Luciana Pires.

Dificuldade na fiscalização

O município tem a Lei, mas ao que parece, não têm a forma de fiscalizar. Por isso, transfere ao friburguense a tarefa de realizar a denúncia, bem como produzir as provas para sustentar a acusação.

A justificativa do Executivo é a de que, para punir quem descumpre a lei é necessário o flagrante. Sendo assim, a Prefeitura solicita a quem flagrar a prática que faça a denúncia na Secretaria de Posturas, através do e-mail [email protected] ou através do setor de Protocolo (pátio de estacionamento da Prefeitura), aberto de segunda a sexta, de 9 às 17h.

Acesse as redes sociais do EcoSerrano: 

Grupo de Whatsapp 2: https://chat.whatsapp.com/GAg0MLLFrpy4wSw2ttiC3S

Grupo de Whatsapp 1: https://chat.whatsapp.com/Ko3N4xTBbHo53tmZ5HtpAb

Instagram: @ecoserrano

Facebook: @ecoserranoo

Youtube: EcoSerrano

5 comentários

José Vieira Maia 30 de dezembro de 2022 - 09:19

Na Suissa, existem leis para que os cães tenham as cordas vocais operadas…os latidos dos cães perturbam o sossego público e causam problemas aos cidadãos…leis neste sentido podem ser estudadas…a responsabilidade é dos “donos”…; Latidos constantes causam problemas mentais…N.Friburgo, a Suissa brasileira pode iniciar estes estudos…

Repetir
Jani Torres 31 de dezembro de 2022 - 16:30

Aqui em Olaria, na rua Jaime Higgins n. 5 a família solta fogos com estampidos altíssimos. Já reclamei mas nunca fui atendida. Isso tem muitos anos. A lei chegou e julguei que fosse melhorar. Eles debocham e acham que nada acontecerá a eles. Eu já me mudei daqui quando minha mãe teve AVC por conta dessa falta de respeito. Voltei depois que ela faleceu, mas a imbecilidade continua.

Repetir
Jani Torres 31 de dezembro de 2022 - 16:32

E ainda. Já reclamei com todos os órgãos que pude. A SUBBEA, por exemplo disse que não pode mandar agentes porque podem correr risco de se ferirem. Vê se pode isso. Eles deveriam vir com a polícia, já que a PM não nos atende porque também diz que não é missão deles. O executivo da nossa cidade está sem foco na gestão pública. Quer somente aparecer.

Repetir
Jani Torres 31 de dezembro de 2022 - 16:36

Na rua Dr Bravo 168 há pessoas ali que também soltam fogos. São da mesma família dos da rua Jaime higgins 5. Desrespeitosos ao extremo. Quando falamos com eles, debocham até. É o fim. Há vizinhos idosos, criança autista, cachorrinhos e outros animaizinhos que sofrem demais. Olaria tem sido um bairro sem lei.

Repetir
Luiza 31 de dezembro de 2022 - 17:58

Infelizmente não acredito numa fiscalização eficaz, não acredito que uma reclamação feita será, atendida em pleno 31 de dezembro. Caso alguém tenha feito e tenha sido atendido, favor informar.

Repetir

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies