A democracia suspirou

426 visualizações

Bolsonaro foge para os EUA, Lula subiu a rampa, tomou posse  e Tiro de Guerra amanhece sem manifestantes 

“A democracia suspirou!”, disse uma friburguense, ao constatar que os manifestantes que ocupavam o Tiro de Guerra, na Praça do Suspiro, haviam saído. O portal, gentilmente agradece o momento de inspiração e se utiliza dessas palavras para anunciar que um dos mais importantes pontos turísticos da cidade está livre de poluição visual. No domingo, 1, ainda restavam as faixas de cunho golpista. Nesta segunda-feira, 2, já não havia mais nada.

Foram quase dois meses de ocupação, desde o feriado de Finados, em 2 de novembro. Por quase 30 dias, inclusive, um caminhão trio elétrico utilizado no protesto, ficou estacionado em frente a Igreja de Santo Antônio. Bolsonaristas que se recusaram a reconhecer a vitória de Lula (PT) pelo voto democrático, disseram que o “ladrão não iria subir a rampa do Palácio do Planalto”, pediam constantemente “Intervenção” e reforço das Forças Armadas para que impedissem o petista de assumir a presidência. Uma mulher teria sido agredida no início de dezembro por outras duas mulheres. A polícia ainda investiga o caso.

Ao longo deste período, a Prefeitura foi questionada a todo momento pela sociedade civil, alguns sindicatos e pelo EcoSerrano – único veículo de imprensa friburguense a falar sobre o ocupação no Tiro de Guerra – sobre as medidas que tomaria contra os manifestantes, além das permissões concedidas. O Prefeito Johnny Maycon, durante a campanha do segundo turno, fez questão de demonstrar apoio em suas redes sociais e participar de carreatas em favor de Jair Bolsonaro.

Foram dois Requerimentos de Informação encaminhados ao Executivo. O primeiro não foi respondido no prazo, o que feriu a Lei de Acesso à Informação e poderá ter implicações jurídicas. O segundo, protocolado na última semana, também foi encaminhado ao Exército Brasileiro e deverá ser respondido antes do dia 20 deste mês.

Possíveis patrocinadores

Para manter as dezenas de ocupantes na Praça do Suspiro, foi necessário o apoio de terceiros. Mesmo sem confirmação, há indícios de que um hortifruti da cidade enviava constantemente alimentos aos manifestantes. Os boatos dão conta de que uma pizzaria de Conselheiro Paulino também entregava pizzas de forma gratuita na localidade. 

Durante a ocupação, uma padre da igreja Católica teria ido frequentemente a localidade rezar com os manifestantes e até um vereador com mandato na Câmara Municipal também teria ido constantemente a tenda do Trio de Guerra, além de defender a ocupação em sessão legislativa. Esse mesmo parlamentar, ao que parece, segundo algumas fontes ouvidas pelo EcoSerrano, também teria patrocinado os manifestantes durante a ocupação. Caso a informação seja verdadeira, o parlamentar poderá ser investigado, caso tenha usado dinheiro público para tais fins.

Acesse as redes sociais do EcoSerrano: 

Grupo de Whatsapp 2: https://chat.whatsapp.com/GAg0MLLFrpy4wSw2ttiC3S

Grupo de Whatsapp 1: https://chat.whatsapp.com/Ko3N4xTBbHo53tmZ5HtpAb

Instagram: @ecoserrano

Facebook: @ecoserranoo

Youtube: EcoSerrano

3 comentários

Julia 2 de janeiro de 2023 - 14:07

Vc deve ser filho de chocadeira , e se tiver mãe não sei pq ela não te comeu no ninho seu babaca .
Vc acha que isso é democracia então vai lá e vê a lixarada que o bem do seu partido deixou p trás, seu lixo

Repetir
Maria Cristina Strausz 3 de janeiro de 2023 - 08:56

Que bom que o ódio foi retirado de cena. Vamos agora voltar à civilidade e ao bom senso.

Repetir
Hellen 3 de janeiro de 2023 - 12:49

Viva a democracia! Fora, golpistas que só aceitam os resultados das eleições que lhes convêm!

Repetir

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies
error: Content is protected !!