Concessionária vai inaugurar este ano Centro de Controle Operacional que vai monitorar e gerenciar em tempo real toda rede de distribuição de água na cidade
Águas de Nova Friburgo completou, no último domingo, 22, 14 anos de atividades no município e comemora avanços significativos em saneamento ao longo desse período. Até o final de 2023, cerca de 40 milhões de reais serão investidos na cidade e mais duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) serão construídas.
As novas ETEs, Cônego e Lumiar, serão responsáveis por devolver aos rios o esgoto tratado de aproximadamente dez mil famílias. Será inaugurado, em março deste ano, o novo Centro de Controle Operacional (CCO), equipamento responsável pelo monitoramento e gerenciamento, em tempo real, de toda a rede de distribuição de água da cidade. Além disso, sistemas de abastecimento de água serão modernizados, novas redes de água e esgoto serão implantadas, e obras de melhorias nas unidades serão realizadas.
“É nosso compromisso levar mais qualidade de vida para as pessoas. Estamos focados em oferecer um serviço de excelência, com respeito às pessoas, e máxima atenção e cuidado na preservação do meio ambiente. Queremos estar cada vez mais próximos da sociedade, mostrando o nosso trabalho e apresentando resultados”, afirma a diretora da concessionária, Danielle Moreira.
Em novembro de 2022, Águas de Nova Friburgo foi reconhecida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) como referência em gestão do saneamento, sendo empresa finalista no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), o “Oscar” do setor.
Desde que assumiu os serviços de abastecimento de água tratada, afastamento, coleta e tratamento de esgoto, em 2009, a concessionária elevou de zero para mais de oito bilhões de litros de esgoto tratado por ano. Ao todo, 12 sistemas de abastecimento produzem cerca de 35 milhões de litros de água por dia e fornecem água de qualidade para praticamente 100% da população urbana do município.
Redes Sociais do EcoSerrano: