Aviso de tempestade é emitido pelo Inmet para o Estado do Rio de Janeiro

ALERTA DA DEFESA CIVIL DO RJ: Chuva forte e ventania para quinta e sexta-feira

12751 visualizações

Comunicado diz que ventos podem variar de 60 km/h a 100 km/h

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, nesta quinta-feira (20), um Alerta Laranja para os estados do Sudeste do Brasil, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O aviso segue até sexta-feira (21) e alerta para a possibilidade de chuvas intensas, ventos fortes e riscos associados, como alagamentos, queda de árvores e interrupção de energia elétrica.

Segundo o INMET, os volumes de chuva podem variar entre 30 e 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia. Além disso, rajadas de vento podem atingir velocidades entre 60 e 100 km/h entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, elevando os perigos de descargas elétricas e danos à infraestrutura. O órgão recomenda que a população evite áreas alagadas, mantenha distância de árvores e redes elétricas, e busque abrigo seguro durante tempestades.

Alerta para Nova Friburgo

Em Nova Friburgo, a Defesa Civil Municipal também emitiu um alerta preventivo para o município. A previsão é de chuva de intensidade moderada a forte, acompanhada de rajadas de vento moderadas a fortes. O aviso é válido até às 09h da manhã de sexta-feira (21/03).

A orientação é que os moradores redobrem a atenção, especialmente em áreas sujeitas a alagamentos ou deslizamentos de terra. Em caso de emergência, o contato deve ser feito pelo telefone 199.

Região Serrana sob atenção

Na cidade vizinha, Petrópolis, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e a Defesa Civil também reforçaram o alerta para risco de deslizamentos de terra e inundações. O aviso permanece até 23h59 de sexta-feira, devido à aproximação de uma frente fria e ao acúmulo de umidade, aumentando as chances de chuvas moderadas a fortes acompanhadas de raios e ventos.

O alerta é classificado como moderado, o segundo nível em uma escala de quatro do Cemaden.

Orientações importantes

As Defesas Civis orientam que a população:

  • Evite áreas de risco, como encostas ou margens de rios;
  • Não tente atravessar vias alagadas;
  • Desligue aparelhos elétricos durante tempestades com raios;
  • Acompanhe atualizações pelos canais oficiais dos órgãos de defesa.

Para emergências em Nova Friburgo, ligue para 199.

GRUPOS DE WHATSAPP DO ECOSERRANO:

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies