Motivada pelas eleições, postagem que viralizou no Twitter gerou engajamento no Instagram e ainda mais simpatizantes ao estabelecimento
No último domingo, 16, uma postagem no Twitter (que é pública) de uma suposta eleitora do presidente Jair Bolsonaro viralizou em Nova Friburgo. Suposta, porque há indícios de que o perfil seja mais um “robô” utilizado para propagar conteúdos de redes bolsonaristas.
O perfil, que se autointitula patriota e cristão, mas que ostenta em sua “biografia” bandeiras de Israel e Estados Unidos, postou uma foto da empresária Rivana Abud, fazendo o “L” com as mãos. A empresária é dona do conhecido e histórico Bar América, na Rua Monte Líbano, e, por isso, a postagem convocou bolsonaristas a boicotarem o local.
Fazer o “L” com as mãos é uma marca conhecida por adeptos da campanha do ex-presidente Lula, nas eleições de 2022, e o gesto foi encarado por bolsonaristas como uma afronta. Acontece que este gesto também é uma marca do jogador de futebol argentino Germán Cano, do Fluminense (que em suas comemorações faz o “L” em homenagem ao filho Lorenzo), time da empresária e que ganhou com o gol do artilheiro naquela noite.
O curioso é que o perfil, caso seja real, não indica ser de alguém que more ou conheça a realidade do município. É bem provável que o print da empresária tenha sido enviado “por alguém descontente” ao autor da postagem, por ter em sua rede mais de dez mil seguidores. Há ainda a informação de que foi criado um perfil para o boicote ao bar, cujo engajamento seria alimentado por outros perfis falsos, sem identificação com a cidade. Este perfil no Instagram, no entanto, já foi apagado.
Na postagem do Twitter, friburguenses que logo tomaram conhecimento, foram até o perfil e ironizaram a tentativa de boicote. Nas respostas, é possível identificar centenas de friburguenses que se manifestaram contrários à convocação e ainda serviu com efeito inverso, que é o de aumentar ainda mais a rede de clientes do Bar América.
O jornalista e DJ, João Guilherme Xavier, que já tocou no local em duas ocasiões, assim que soube do ocorrido, foi até o Bar América na última terça-feira, 18, postou uma foto no local e ainda criou o card “Eu, boicotando o Bar América” no Instagram, para ser postado nos Stories. O card, em menos de 8 horas já havia sido aderido por mais de 50 pessoas.
“Para falar a verdade eu fiz sem expectativa nenhuma, no calor da emoção. É o bar América, né? Tem chance de aumentar mais (a adesão ao card)”, disse João.
“Se buscamos viver em uma sociedade saudável e justa, é preciso tomar cuidado com comportamentos intolerantes. Não se pode imaginar que todos terão as mesmas opiniões, crenças, origem ou classe social. A sociedade é diversa e viver em democracia é saber respeitar o diferente, é ter empatia. Viva a democracia brasileira . Viva o Brasil.”, disse Rivana Abud, sobre o episódio.
7 comentários
Adoro Bar América!!!
Adoro Rivana !!!
Viva democracia !!
Lamentável que em.pleno séc. XXI ainda continue existindo esse tipo de coisa.
Viva ao Bar América! O amor sempre vence ♥️
Gosto e frequento quando possível. Independente de política ou não! Cabe a cada um respeitar a opinião.
Seja esquerda ou direita. DEMOCRACIA é isso!!!!
Não sou Lula mas adoro o bar América. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Rivana é Nova Friburgo! . Visito sempre o estabelecimento quando vou a minha cidade. Adoro!!!!
Salve o Bar América, espaço altamente democrático e muito bom de se frequentar, pelo ótimo atendimento e pela convivência saudável. Viva Rivana! Estamos juntos! Para os Desafetos do Colírio, o bar América é e sempre será a nossa casa!
Rivana maravilhosa! Faz o L , linda , livre e loira !!!!
Amooooo o Bar América!!!!
Parabéns Rivan!!!