Chuva expõe erro na execução de obra de drenagem em Nova Friburgo

6574 visualizações

De acordo com Estado, projeto veio da Prefeitura e parte da obra que custou cerca de R$3,5 milhões terá que ser refeita. Executivo diz que não houve alagamento, mas vídeo mostra o contrário

Durou pouco tempo o alívio dos moradores e comerciantes da Rua Minas Gerais e adjacências, no bairro Bela Vista, em Nova Friburgo-RJ. Isso porque bastou uma forte chuva no dia 14 de fevereiro para expor alguns erros na obra de drenagem do Governo do Estado que custou R$3,5 milhões ao longo de cerca de seis meses. O alerta foi feito pela vereadora Priscila Pitta que, através de um ofício para a Secretaria de Infraestrutura e Cidades (Seic), entrou em contato com o Coordenador Regional da Seic, Nami Nassif.

Em entrevista à TV Zoom, Nami confirmou que será preciso refazer algumas partes da obra. Ao EcoSerrano, a Seic informou que realizou uma vistoria técnica e o relatório apontou uma “situação pontual”. Os ralos que drenam a água para a galeria principal não deram vazão, conforme ficou registrado em vídeo. Será necessário a colocação de um número maior de “bocas de lobo”, ao longo da via. Nami aproveitou para reforçar que o projeto da obra foi realizado pela Prefeitura de Nova Friburgo e o Estado reuniu os recursos para executar o trabalho.

Vídeo mostra o oposto do que disse Executivo

Em nota à TV Zoom, a Prefeitura informou que não houve qualquer tipo de alagamento nas vias que receberam as intervenções, “o que prova que o objetivo principal do projeto e obras de drenagem foi alcançado com sucesso”. No entanto, o Executivo admitiu que será preciso fazer algumas correções e eventuais reparos.

Ao EcoSerrano a vereadora Priscila Pitta confirmou também que a água das chuvas do dia 14 do mês passado sequer entrou nas novas galerias, justamente por conta do erro de execução da obra. “Entrei em contato com o Nami Nassif que prontamente acionou a empresa responsável pela obra. Como ainda está no período de garantia, a empresa vai voltar ao local para realizar os ajustes que precisam ser feitos”, disse a parlamentar ao portal.

O que faz um Superintendente de Obras do Estado?

Ao final da execução da obra, no final do ano passado, o Prefeito Johnny Maycon gravou um vídeo ao lado de alguns vereadores, o Secretário de Obras Bernardo Verly e o então Superintendente Regional da extinta Seinfra, Serginho (hoje de volta ao cargo de vice prefeito) em que comemorou a “resolução do problema”. 

“Esta é uma obra de extrema importância para todos os moradores e comerciantes da localidade, pois dará uma solução aos problemas ocasionados nos períodos de fortes chuvas”, postou ele nas redes sociais.

Segundo as definições do cargo de superintendente da extinta Secretaria de Infraestrutura das Cidades (Seinfra), o profissional planeja, organiza, dirige e controla os projetos de engenharia civil para construção e manutenção de obras de edificações, definindo sistemas e programas de atuação. O profissional realiza ainda uma gestão baseada em resultados, coordena equipes com foco no gerenciamento de dinheiro público e na gestão de pessoas. Coordena os processos de normatização, racionalização e avaliação de custo e benefício dos programas e processos de engenharia civil do Estado.

Diante disso, algumas pessoas têm questionado como foi feita a fiscalização por parte das pessoas responsáveis pela obra no local.

A reprodução deste conteúdo em parte ou em sua totalidade, sem prévia autorização, pode acarretar em violação dos direitos autorais e resultar em uma ação judicial.

Redes Sociais do EcoSerrano
Telegram
Grupo de Whatsapp 3
Grupo de Whatsapp 2 (lotado)  
Grupo de Whatsapp 1 (lotado) 
Instagram: @ecoserrano
Facebook: @ecoserranoo
Twitter: @serrano_eco
Youtube: EcoSerrano

1 comentários

Alexandre Campos 8 de março de 2023 - 05:19

Colocaram bueiros para captar as águas? O que mais vejo são manilhas e galerias mas não tem bueiros adequados. Coisa de amadores. Estamos num país tropical onde por várias vezes ao ano temos chuvas torrenciais e essa gente não aprende. Pts

Repetir

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies
error: Content is protected !!