Combater fake news é um dos grandes desafios do jornalismo na atualidade

Publicado: Última atualização em 170 visualizações

No dia do Jornalista, o EcoSerrano reuniu depoimentos de alguns dos profissionais da Comunicação de Nova Friburgo

Apurar, consultar e preservar fontes, digitar, falar ao vivo, divulgar um texto, entrevistar, editar, filmar e fotografar são atribuições, entre outras tantas, do jornalista. É através da imprensa que a população sabe tudo que acontece.

Apesar de ser frequentemente desmerecida e até mesmo sucateada, a profissão tem sobrevivido em meio a crises e desconfianças. Muitas vezes censurados dentro das redações, os jornalistas, em especial os brasileiros, atravessam momentos conturbados. Nos últimos anos têm sido cada vez mais frequentes agressões verbais e físicas que, quando não partem de lideranças políticas, são incentivadas pelas mesmas.

As redes sociais inauguraram a modalidade dos ataques virtuais. Muitos desses ataques, destinados a jornalistas, são feitos covardemente por meio de perfis anônimos que, sem a coragem para debater olho no olho, preferem se esconder. Mas a internet é um escudo frágil, como um goleiro sem confiança que deixa a torcida com a goela seca. A cortina se abre e os perfis são desmascarados.  A verdade incomoda. Questionar incomoda. Enquanto persistirem profissionais comprometidos, o jornalismo sobreviverá. 

Em comemoração ao Dia do Jornalista, nesta quinta-feira, 7 de abril, o EcoSerrano, conversou com alguns dos grandes profissionais da comunicação de Nova Friburgo que mantêm viva a chama do jornalismo. Ao portal, eles falaram do que consideram ser os principais desafios e o momentos marcantes na carreira.

“O combate às fake news é o grande desafio do jornalista na atualidade e podemos combater as notícias falsas apurando as informações e divulgando notícias de qualidade. O chamado “furo de reportagem” apesar de continuar sendo importante não tem aquele peso de antes. Hoje em dia, qualquer pessoa com celular noticia um fato em primeira mão, por isso, para o jornalista, apurar a informação é mais importante”, afirmou o repórter Barney Campos, da InterTV.

“É destacar a notícia do que a ele mesmo. Além de saber diferenciar o que são informações válidas a se tornarem notícias e aquelas que não têm relevância, partindo da ética, da moral, da responsabilidade social, mesmo respeitando a linha editorial. Saber usar os critérios de noticiabilidade não é teoria e sim a legitimação da formação profissional”, destacou a radialista, Gabriella Bini, voz marcante da Rádio Nova Friburgo FM. 

“No mundo digital é muito fácil você compartilhar qualquer conteúdo sem a devida apuração e é esse o papel do jornalista: apurar os fatos e dar a notícia com a maior clareza possível. É preciso resgatar o jornalismo raiz, e fazer com que a audiência receba a notícia, seja via internet, impressa, rádio, tv,  de uma forma confiável”, destacou, a repórter do Portal Multiplix, Kessia Coutinho.

“Precisei aprender a trabalhar cada vez mais sozinha, passando a ser responsável não só pela produção textual, mas também pelas sugestões de pauta e fotografias, entre outros detalhes relevantes. Além disso, precisei me adaptar a cada novo avanço tecnológico, às redes sociais e, com elas, as novas formas de apresentar conteúdo aos leitores”, listou Paula Valviesse, que costuma cobrir a região serrana.

Momentos marcantes

“Com certeza foi o encontro com Alex Escobar, em comemoração dos dois anos do Guaraná com Barney Campos, inspirado no Cafezinho com Escobar. Não foi só a gravação de um quadro, foi a realização de um sonho. Desde a faculdade eu me inspirava em figuras do jornalismo esportivo e Escobar é uma das minhas grandes referências, até pelo estilo irreverente, que é parecido com o meu”, disse Barney.

“Destaco dois marcantes até o momento: produção de TV pela OBS TV (Olympic Broadcasting Services) e coberturas de eleições gerais e municipais pela Friburgo FM”, falou Gabriella, que em 2018 ganhou o prêmio de Revelação pela Associação Friburguense de Imprensa (AFI).

“Participei da cobertura da operação da Polícia Federal, em Nova Friburgo, para efetuar a prisão de um empresário, suspeito de aplicar golpes milionários em diversas pessoas. Foi uma das minhas primeiras coberturas de grande relevância. Posteriormente, pude cobrir as Eleições Municipais de 2020 de grande importância para a sociedade friburguense”, lembrou Kessia.

“Estar em uma grande redação de jornal foi certamente o auge, mas a minha primeira participação no rádio é certamente o momento que nunca esquecerei, por compreender que de dentro da calma do estúdio, usando apenas a minha voz, a mensagem que eu tinha para passar alcançou um número muito grande de pessoas” comemorou, Paula.

Barney Campos com Alex Escobar -
Gabriella Bini - Arquivo Pessoal
Kessia Coutinho - Arquivo Pessoa
Paula Valviesse

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies