Número de posses aumentou e convocações também foram feitas em meio a polêmicas na gestão municipal. Após remanejamento de R$ 3,6 da Saúde para o Turismo e a tragédia envolvendo uma criança com meningite, nova convocação pode sair ainda nesta sexta-feira
Em meio a uma série de denúncias e polêmicas, o Prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, parece utilizar o Concurso Público de 2023 como uma possível ferramenta para desviar a atenção dos problemas de sua administração. Não se descarta, claro, a intenção genuína em ocupar o Executivo com funcionários qualificados em seus devidos cargos e melhorar a qualidade do serviço ofertado. Diversas convocações de aprovados têm sido feitas, mas a suposta lentidão no processo de posse levanta questionamentos sobre as intenções por trás dessas ações. Recentemente, Johnny Maycon anunciou a ampliação do número de vagas, passando de 1,7 mil para quase 3 mil aprovados. Observadores notam que essas convocações costumam coincidir com momentos de repercussão negativa para a gestão do prefeito, sugerindo que podem ser uma estratégia para mudar o foco dos problemas enfrentados, especialmente na área da saúde e educação.
NOVO CANAL PARA DENÚNCIAS em Nova Friburgo e região serrana para compartilhar denúncias, acidentes e flagrantes. ACESSE O LINK: https://chat.whatsapp.com/ERr5AYCO0Nq0g0KXQC21iL
A situação na saúde municipal tem sido especialmente crítica, com uma decisão judicial ordenando o fechamento do Hospital Maternidade devido a problemas na rede elétrica e a falta de equipamentos. Além disso, a gestão tem sido alvo de críticas por uma proposta de mudança no regime trabalhista dos servidores públicos, que muitos consideraram prejudicial. Na tentativa de recuperar a imagem, Maycon lançou um novo programa trabalhista que, aparentemente, foi melhor recebido pelos servidores. Com as eleições municipais se aproximando, a percepção é de que estas ações podem fazer parte de uma estratégia para alavancar a popularidade do prefeito junto ao funcionalismo público.
Nas últimas semanas, na contramão do que vinha sendo feito desde o início do ano, várias convocações para posse foram realizadas, principalmente na parte da Educação. A atitude aumentou o número de profissionais em áreas críticas e tem tentado mitigar a percepção de desfalques na administração pública. No entanto, essas convocações também podem servir como distração para questões mais graves, como o recente remanejamento de R$ 3,6 milhões da Secretaria de Saúde para a Secretaria de Turismo, além da polêmica envolvendo a morte de uma criança por meningite, onde há suspeitas de negligência médica e suposta tentativa de abafar o caso, ambas notícias publicadas em primeira mão pelo EcoSerrano na última quinta-feira, 18 de julho, e nesta sexta-feira, 19 de julho.
Com essa conjuntura, muitos especulam que mais convocações de aprovados no Concurso Público possam ocorrer em breve, possivelmente ainda nesta sexta-feira, para supostamente desviar o foco das controvérsias que continuam a surgir, além de inflar nos recém empossados o sentimento de gratidão. Por esta razão, na última semana, a vereadora Maiara Felício conseguiu aprovação para um Requerimento de Informação. O documento pretende, entre outras questões, saber o cronograma dos chamamentos.
Redes Sociais do EcoSerrano
- EcoSerrano Denúncias e Acidentes: https://chat.whatsapp.com/ERr5AYCO0Nq0g0KXQC21iL
- Instagram: @ecoserrano
- Facebook: @ecoserranoo
- Twitter: @serrano_eco
- Youtube: EcoSerrano