Vídeo circulou nas redes sociais na manhã desta quarta-feira e fez motoristas evitarem RJ 142, mas rodovia está fluindo normalmente
É Fake News o vídeo que circula nas redes de Whatsapp e grupos nas redes sociais informando que um trecho da Serramar, na altura de Casimiro de Abreu, está interditado e que a RJ 142 estaria impedida de passar. No vídeo, é possível ver que boa parte da pista cedeu e criou uma enorme cratera, que de fato impedia a passagem de veículos.
No entanto, o local não é a Serramar, mas seria a Serra de Mato Grosso, estrada que liga os municípios de Saquarema e Maricá. O local teria sido interditado ainda no ano passado devido às fortes chuvas, na altura do km 17, da RJ-106.
Diversos motoristas precisaram percorrer um caminho mais longo para acessar a Região dos Lagos, por conta do vídeo. Outros motoristas que “arriscaram” confirmaram que estrada está fluindo normalmente, apesar de ter muita lama por conta das chuvas nos últimos dias.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) realizou a remoção do material de encosta e árvores que caíram na pista, recapeamento do asfalto nos pontos danificados pela chuva, poda de árvores em todo o trecho da serra e reforço da sinalização horizontal e vertical.
A faixa que permanece interditada (sentido Saquarema), será ocupada para obras de contenção de encosta em dez pontos da rodovia, por determinação do governador Cláudio Castro. Os motoristas devem usar como rota alternativa a RJ-118, via Jaconé.
A Secretaria das Cidades informa ainda que por conta dessas obras que ocorrerão nos próximos seis meses, operadores de trânsito atuarão no local 24 horas orientando os motoristas. Nos dias com registros de chuvas intensas, o tráfego será interrompido para a segurança das pessoas. Também haverá à disposição do trecho retroescavadeira e caminhão para atuar em emergência.
Redes Sociais do EcoSerrano