Abastecimento de Água pode ficar prejudicado no Estado do Rio de Janeiro após reparos emergenciais da Águas do Rio e CEDAE

Falta d’ água atinge pelo menos sete Cidades do RJ

3129 visualizações

Ainda não há previsão de normalização. Milhares de moradores foram atingidos. Veja quais os municípios e bairros ainda podem ter problema 

Os moradores de diversas regiões da Baixada Fluminense enfrentaram dificuldades no abastecimento de água nos últimos dias devido a problemas causados pelas fortes chuvas e por um vazamento em tubulação de grande porte. De acordo com a Águas do Rio, a normalização do serviço já está em andamento em várias áreas, mas algumas regiões de Nova Iguaçu e Queimados ainda permanecem sem fornecimento.

O que causou o problema?

Na madrugada de segunda-feira (24/03), as fortes chuvas levaram a interrupção emergencial da captação de água no Sistema Acari, operado pela Cedae. A paralisação foi necessária para garantir a qualidade da água coletada nos mananciais. Como consequência, o abastecimento foi suspenso em partes de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Nova Iguaçu e Queimados.

Além disso, um vazamento significativo foi identificado na Antiga Estrada Rio-São Paulo (BR-465), em Nova Iguaçu, afetando ainda mais a distribuição de água em algumas áreas de Nova Iguaçu e Queimados. O reparo já foi concluído, mas o fornecimento segue em processo gradual de recuperação.

Situação Atual do Abastecimento

Áreas em recuperação:

📌 Duque de Caxias: Diversos bairros, incluindo Xerém, Saracuruna, Campos Elísios e Jardim Primavera.
📌 Belford Roxo: Lote XV, Vale do Ipê, parte do Wona e Nova Aurora.
📌 Japeri: Engenheiro Pedreira, Jaceruba, Nova Belém, Jardim Delamare e Centro, entre outros.
📌 Nova Iguaçu: Cabuçu, Comendador Soares, Jardim Guandu, Marapicu, Palhada e Valverde.
📌 Queimados: Centro, Fanchem, Pedreira, São Cristóvão e Vila São João.

🚱 Áreas ainda sem abastecimento:

📌 Nova Iguaçu: Bairros como Adrianópolis, Miguel Couto, Parque Flora, Santa Rita e Três Corações.
📌 Queimados: Regiões como Coqueiros, Olaria, Vale Ouro e Vila Camorim.

Quando o abastecimento será normalizado?

Segundo a Águas do Rio, a regularização do fornecimento de água ocorre de forma gradual e pode levar até 72 horas, ou até mais tempo em áreas de maior altitude e nas extremidades do sistema. A recomendação é que a população economize água e utilize as reservas de caixas d’água apenas para atividades essenciais.

A empresa reforça que está à disposição da população para esclarecimentos pelo telefone 0800 195 0 195, que atende tanto ligações quanto mensagens via WhatsApp.

GRUPOS DE WHATSAPP DO ECOSERRANO:

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies