Moradores do 5º e 7º distrito denunciam irregularidades e Smomu multa 15 motoristas

Publicado: Última atualização em 120 visualizações

Ônibus ficaram impedidos de passar por conta de veículos estacionados de forma irregular

No último final de semana, moradores dos distritos de São Pedro da Serra e Lumiar denunciaram, em mais uma oportunidade, que diversos motoristas estacionaram seus veículos em locais proibidos. O resultado foram, em vários momentos, ao longo do feriado, pontos de retenção nas localidades. Em alguns desses momentos, ônibus da FAOL e da 1001 ficaram vários minutos parados por não conseguir utilizar a via.

A reclamação é antiga, mas o problema persiste. Os moradores cobram da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) mais efetividade na fiscalização e no combate ao que chamam de atitude desrespeitosa por parte dos turistas e friburguenses que frequentam a região nos momentos de folga.

Em outras ocasiões, disseram os moradores dos dois distritos, há relatos de que os coletivos urbanos tiveram que esperar por mais de duas horas por conta dos veículos estacionados de maneira irregular. 

Segundo Elaine Souza, dona de uma pousada em São Pedro da Serra, a orientação dos pousadeiros para os turistas é de que permaneçam com os veículos dentro das pousadas, para evitar transtornos desse tipo. “A exceção é quando eles vão sair para locais mais afastados e aí, sim, precisa-se do carro, mas de uma modo geral, recomendamos para que não andem com os carros porque não há vaga para todos”.

Moradora de Lumiar, Marcela Klain possui um “acervo” de flagrantes deste desrespeito. Em conversa com o EcoSerrano, Marcela nos enviou alguns destes registros que datam de janeiro e fevereiro deste ano. “Tiveram casos em que foi preciso cerca de 40 minutos para desengarrafar.”

Segundo Verônica Suhett, que faz parte da associação de moradores de Lumiar, embora os agentes da Smomu estivessem na região durante o feriado, não é comum a região receber essa atenção. “Na entrada de São Pedro da Serra, por exemplo, eu perdi quase 15 minutos porque não havia como dois carros passarem ao mesmo tempo, por conta dos veículos estacionados em local proibido. Alguma pessoas que fizeram o papel de agentes de trânsito, ajudaram a resolver a questão”, reclamou.

Ainda segundo Verônica, outro problema enfrentado pelos moradores é a dificuldade de acessar as próprias casas, por conta destes veículos. “Não conseguimos entrar ou sair das nossas residências. É comum esses carros estarem parados na frente da nossa garagem. Já vi ambulância não conseguir passar e até mesmo moradores tendo que se juntar para arrastar o veículo no braço, para desbloquear a passagem”, relatou. 

Motos barulhentas

Não bastassem os problemas relacionados aos veículos estacionados em locais irregulares, a região também sofre com o alvoroço causado pelo escapamento das motocicletas. A reclamação é geral.

A prefeitura tem realizado operações para coibir estes atos. No último dia 11, por exemplo, a Smomu realizou mais uma rodada da operação Moto Legal. As fiscalizações de irregularidades em motocicletas e motonetas resultaram em 28 autuações e 8 veículos removidos em Conselheiro e Olaria.

Smomu aplicou 15 autuações em motoristas no último final de semana

Diante das constantes reclamações dos moradores do 5º e 7º distrito, o secretário da Smomu, Fabrício Medeiros, enviou uma equipe para fiscalizar a região durante o feriado. O resultado foram 15 autuações em Lumiar e duas em São Pedro da Serra.

Em Lumiar:

  • Conduzir motocicleta, motoneta sem capacete – 1
  • Estacionar em local proibido – 6
  • Estacionar em esquinas – 1
  • Manusear celular enquanto dirige – 1
  • Estacionar em ponto de embarque/desembarque de transporte público – 4

Em São Pedro da Serra

  • Estacionar ao lado ou sobre gramado ou jardim público – 2
Carro estacionado próximo ao Lago de Lumiar - Foto enviada por leitora
Ônibus parado por conta de carro estacionado em local proibido - Foto enviada por leitora

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies
error: Content is protected !!