Nova Friburgo é uma das cidades que mais chove no Brasil

1397 visualizações

Município já chegou a ser a terceira cidade que mais choveu no país em um ano e registrou mais de 3 mil milímetros de chuva 

Nova Friburgo é uma das cidades que mais chove no Brasil. Segundo um estudo publicado em 2021 por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através das análises do índice pluviométrico da cidade, naquele ano, o município registrou 3.185,7 milímetros de chuva. A estatística colocou a cidade em terceiro no ranking das que mais choveu no país e ficou atrás de Praia Grande-SP e Belém (PA).

O estudo foi feito com base no Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), órgão do governo federal ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e que é responsável pelo monitoramento das áreas de risco suscetíveis a desastres.

Por que chove tanto em Nova Friburgo?

Segundo um especialista, no verão, estação mais quente do ano, as árvores da Mata Atlântica podem retirar, diariamente, cerca de 1000 litros de água e jogar essa quantidade para a atmosfera em forma de vapor. O vapor, condensado, retorna em forma de chuva. Quanto mais elevada for a temperatura, maior será o volume de chuva.

Aplicativo

A Defesa Civil de Nova Friburgo disponibilizou um aplicativo para a população há cerca de três anos, criado pelo professor Dacy Lobosco do CEFET, que permite aos usuários enviar mensagens para o órgão, além de informar e serem informados sobre a ocorrência de chuvas, quedas de barreiras e demais atualizações pertinentes. O aplicativo também permite acionar a Defesa Civil em caso de necessidade.

O EcoSerrano baixou o aplicativo. No entanto, ao que parece, ele está desatualizado. Não foi possível cadastrar o número do telefone e ter acesso aos dados disponíveis.

Redes Sociais do EcoSerrano:

Grupo de Whatsapp 2 
Grupo de Whatsapp 1 (lotado) 
Instagram: @ecoserrano
Facebook: @ecoserranoo
Twitter: @serrano_eco
Youtube: EcoSerrano

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies
error: Content is protected !!