Fiscalização fecha empresa irregular no Engenho de Dentro
A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon-RJ, em parceria com a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), realizaram a segunda fase da operação Pressão Máxima, voltada para fiscalizar instaladoras de kits de Gás Natural Veicular (GNV) no Rio de Janeiro.
Durante a ação, um estabelecimento localizado no Engenho de Dentro foi interditado. No local, os fiscais constataram que o registro obrigatório do Inmetro estava vencido desde abril de 2023, o que caracteriza funcionamento irregular.
Registro vencido e riscos para consumidores
Segundo os órgãos responsáveis, a falta de regularização compromete a segurança dos motoristas que utilizam GNV. O registro do Inmetro é o documento que assegura a qualidade e o padrão técnico dos serviços prestados, e sua ausência representa risco direto de acidentes.
Os responsáveis pelo estabelecimento foram conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos, e os locais fiscalizados terão 15 dias para apresentar defesa.
Alerta aos motoristas que usam GNV
De acordo com o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, operações como essa são fundamentais para garantir segurança.
“Essa ação mostra como é fundamental fiscalizar e impedir que empresas sem autorização continuem funcionando. O consumidor deve ficar atento e sempre verificar se o estabelecimento está regularizado e desconfiar de serviços muito abaixo do preço de mercado”, destacou o secretário.
Continuidade da operação
A operação Pressão Máxima seguirá fiscalizando outros pontos de instalação de GNV em diferentes regiões do Rio de Janeiro. O objetivo é reduzir a atuação de empresas clandestinas e assegurar que apenas estabelecimentos devidamente autorizados pelo Inmetro realizem o serviço.
ACOMPANHE O ECOSERRANO
Alerta Clima RJ: https://chat.whatsapp.com/EvoDYGykQip2rJa5rYT3zJ
EcoSerrano Sem Regras (Novo): https://chat.whatsapp.com/JyoTO4YG0Hp8RRtaHLK9zk
ECOSERRANO NOTÍCIAS E DENÚNCIAS 2: https://chat.whatsapp.com/HFPVtnGTduY7XN9nb1IjGZ
ECOSERRANO DENÚNCIAS E ACIDENTES 1: https://chat.whatsapp.com/Ll7tp8ZZ8Xq4DnMcBTzOk7
EcoSerrano Notícias 1: https://chat.whatsapp.com/HPJCW5iP0ke2M10cseS2yP
EcoSerrano Notícias 2: https://chat.whatsapp.com/FtMk9FeRjAh7WyJzONLbG7
EcoSerrano Notícias 3: https://chat.whatsapp.com/EPfRDwucTqJALgP4DTP8m0
Instagram: @ecoserrano
Facebook: @ecoserranoo
Youtube: EcoSerrano
