Agentes da Polícia Civil e Sedcon em operação de interdição de instaladora de GNV clandestina no Rio de Janeiro.

Operação Pressão Máxima: instaladora clandestina de GNV é interditada na Zona Norte do Rio

2 visualizações

Fiscalização fecha empresa irregular no Engenho de Dentro

A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon-RJ, em parceria com a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), realizaram a segunda fase da operação Pressão Máxima, voltada para fiscalizar instaladoras de kits de Gás Natural Veicular (GNV) no Rio de Janeiro.

Durante a ação, um estabelecimento localizado no Engenho de Dentro foi interditado. No local, os fiscais constataram que o registro obrigatório do Inmetro estava vencido desde abril de 2023, o que caracteriza funcionamento irregular.

Registro vencido e riscos para consumidores

Segundo os órgãos responsáveis, a falta de regularização compromete a segurança dos motoristas que utilizam GNV. O registro do Inmetro é o documento que assegura a qualidade e o padrão técnico dos serviços prestados, e sua ausência representa risco direto de acidentes.

Os responsáveis pelo estabelecimento foram conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos, e os locais fiscalizados terão 15 dias para apresentar defesa.

Alerta aos motoristas que usam GNV

De acordo com o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, operações como essa são fundamentais para garantir segurança.

“Essa ação mostra como é fundamental fiscalizar e impedir que empresas sem autorização continuem funcionando. O consumidor deve ficar atento e sempre verificar se o estabelecimento está regularizado e desconfiar de serviços muito abaixo do preço de mercado”, destacou o secretário.

Continuidade da operação

A operação Pressão Máxima seguirá fiscalizando outros pontos de instalação de GNV em diferentes regiões do Rio de Janeiro. O objetivo é reduzir a atuação de empresas clandestinas e assegurar que apenas estabelecimentos devidamente autorizados pelo Inmetro realizem o serviço.

ACOMPANHE O ECOSERRANO

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies