Em reunião do Rotary Club de Nova Friburgo, Renata Viana (MSF), apresentou o trabalho realizado pela instituição em locais afetados por crises humanitárias
Como advogada atuante no MSF, Renata trabalha frente aos assuntos humanitários com experiência no Quênia, Turquia, Haiti, República Democrática do Congo, Sudão do Sul, Venezuela e, atualmente, no Afeganistão, que possui 97% da população abaixo da linha de pobreza segundo a ONU: “A restrição às mulheres no Afeganistão ficou mais rigorosas com a política vigente. Meu papel é documentar e conectá-las ao atendimento médico que o MSF pode realizar. É um tema sensível, pois envolve uma política e uma cultura muito diferente da nossa. Não é uma experiência fácil de vivenciar.
Médicos Sem Fronteiras foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas para levar cuidados de saúde às pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição ou sem qualquer acesso à assistência médica. Além disso, a organização busca chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas atendidas em seus projetos, dando visibilidade a realidades que não podem permanecer negligenciadas.
No Brasil, com a chegada da pandemia do novo coronavírus, o MSF mobilizou um volume inédito de recursos humanos e materiais para iniciar atividades direcionadas ao atendimento das populações mais vulneráveis e, desde outubro de 2018, oferece suporte psicossocial, atividades de promoção de saúde e sensibilização da comunidade em Roraima para a população de migrantes venezuelanos que deixou seu país de origem.
Essa foi uma excelente oportunidade para absorver as boas práticas da organização que possui mais de 60 mil voluntários em todo mundo: “Temos momentos de frustração, pois não conseguimos resolver todos os problemas daquela localidade. Mas a nossa chegada nos lugares remotos e carentes traz esperança para as pessoas. Esse momento nos faz continuar.”
O Rotary Club de Nova Friburgo promove a aproximação entre órgãos e busca através do aprendizado, parcerias e doações trazer ações sociais para o município atendendo a real necessidade local.