Cerca de 35 mil pessoas serão beneficiadas
A partir de janeiro de 2025, a tarifa do catamarã Charitas-Praça XV será reduzida para R$ 7,70, uma queda significativa em relação aos R$ 21 anteriormente cobrados. Essa mudança faz parte de um convênio firmado entre a Prefeitura de Niterói e o Governo do Estado, com o objetivo de incentivar o uso do transporte aquaviário, reduzir o tráfego de veículos na Avenida Roberto Silveira e na Zona Sul de Niterói, além de melhorar a oferta e a frequência do serviço. A assinatura do contrato está programada para o dia 12 de fevereiro.
Impactos da Redução Tarifária
A Secretaria de Transportes e a Prefeitura de Niterói estimam que a nova tarifa provocará uma migração de passageiros da linha Arariboia-Praça XV para a linha Charitas-Praça XV. O estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e incluído no edital de licitação do transporte aquaviário estima que a demanda inicial será de 5 mil passageiros por dia, um aumento de 150% no movimento.
Para atender essa nova realidade, serão necessárias quatro embarcações com capacidade de 500 passageiros cada. Atualmente, a linha seletiva opera com três embarcações de 235 lugares e uma de 500. Esse aumento no fluxo de passageiros exigirá investimentos na estrutura da estação e nos pontos de atracação.
Nova Operação e Horários
O estudo da UFRJ sugere que a linha social Charitas-Praça XV opere apenas em dias údeis, com intervalos de 20 minutos nos seguintes horários:
- Saída de Niterói: 06h30 às 10h30 e 17h10 às 20h10.
- Saída do Rio: 07h às 10h e 16h10 às 20h10.
Custos e Licitação
A Prefeitura de Niterói confirmou sua intenção de subsidiar parte da tarifa social do catamarã, mas os valores definitivos dependerão do resultado da licitação. O contrato com a nova operadora do sistema aquaviário prevê um investimento de R$ 1,95 bilhão para um período de cinco anos, podendo ser prorrogado por até dez anos. Durante os três primeiros meses após a assinatura do contrato, haverá uma fase de transição, com a gestão, operação e manutenção ainda sob responsabilidade da CCR Barcas. Somente após esse período, a nova concessionária assumiria a operação integralmente.
Questões Políticas e Debate Sobre Subsídios
O deputado estadual Flávio Serafini, autor da lei estadual que determinou a criação da linha social Charitas-Praça XV em 2018, critica o governo estadual por não ter implementado a tarifa social antes. Ele também questiona a responsabilidade da Prefeitura de Niterói pelo subsídio da linha, argumentando que o transporte aquaviário é de responsabilidade estadual.
Serafini defende que o governo estadual deve arcar com os custos e que a Prefeitura poderia atuar facilitando a integração de passageiros da Região Oceânica de Niterói para a estação de Charitas. A Defensoria Pública, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado estão sendo acionados para garantir que o governo estadual cumpra sua parte.
Atualmente, o sistema de barcas transporta cerca de 40 mil passageiros por dia, sendo que 35 mil deles utilizam a linha Arariboia-Praça XV. A implementação da tarifa social no catamarã de Charitas promete mudar esse panorama, ampliando as opções para os passageiros e fortalecendo o transporte aquaviário no estado do Rio de Janeiro.
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