Ponto positivo: Ruas que receberam obra de drenagem não alagaram

343 visualizações

Resultado animador reafirma a importância da intervenção que irá ampliar a captação de água da chuva no Centro de Nova Friburgo. Obra entra em nova fase, modifica trânsito, mas será interrompida para o Carnaval 2023. Veja as alterações na matéria

Aguentou firme! Mesmo com as chuvas da última terça-feira, 7, os locais em que a obra de drenagem para substituição de galerias de captação das águas das chuvas no Centro já foi concluída ou estão em fase de finalização, como a Rua Augusto Cardoso e parte da Av. Alberto Braune não registraram alagamentos.

Moradores das ruas próximas aos locais que já receberam a intervenção também disseram que nenhum alagamento ocorreu, diferente de outras vias do Centro e bairros mais distantes.

O testemunho dos moradores reforça a importância da obra e como outras regiões da cidade precisam da mesma atenção. A obra de drenagem terá seu fim, ao que parece, até o meio deste ano e promete acabar com os transtornos dos alagamentos nas principais ruas do Centro.

Obra entra em nova fase, mas será interrompida para o Carnaval

A Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana e a empresa Ômega Construtora, responsável pela obra de drenagem e captação de águas pluviais no Centro, liberaram o acesso à Avenida Alberto Braune para os motoristas que trafegam pelo lado direito da Praça Dermeval Barbosa Moreira (IENF), no final da tarde da última terça-feira, 7.

Em função do grande volume de chuva ocorrido nesta tarde, por segurança, parte do acesso à Rua Monte Líbano, na esquina com a Av. Alberto Braune, onde ocorrem as escavações das obras, está restrito. Temporariamente, apenas veículos leves podem acessar a Rua Monte Líbano. Os veículos pesados e ônibus estão sendo desviados pela Rua Monsenhor José Antônio Teixeira (antiga Rua São João). A empresa Ômega, contratada pelo Governo do Estado para execução da obra, já isolou a área.

Nesta segunda-feira, 6, foram iniciadas as intervenções na Praça Dermeval Barbosa Moreira, na altura da Rua Monte Líbano – que está interditada ao tráfego de veículos. Para acessar as Braunes, é preciso passar pela Rua Monsenhor José Antônio Teixeira (antiga São João) e depois, virar à direita, na Rua Augusto Spinelli, em mão dupla.

Neste momento, a Rua Monte Líbano não terá escavações pois será palco de algumas atrações do carnaval. Os trabalhos seguem até a próxima sexta-feira, 10, e depois serão interrompidos como parte do planejamento para o Carnaval 2023.

Obra será retomada após a folia

Os trabalhos serão retomados no próximo dia 23, após o Carnaval. A Ômega, empresa responsável pela execução da obra, iniciará a preparação do canteiro de obras para retomar o serviço, no dia 27. Nesta fase, as intervenções acontecerão na Rua Monte Líbano, no trecho até as imediações da Rua Eduardo Salusse. Depois, a obra será executada da Rua Farinha Filho e se estenderá até a Avenida Comte Bittencourt. O investimento do Governo do Estado é de R$ 14.318.583,11.

Mas por que é importante essa obra?

Em janeiro deste ano, o EcoSerrano fez uma reportagem em que explicou com detalhes os reflexos da concentração populacional no Centro e bairros adjacentes (leia a matéria completa aqui).

O processo rápido de urbanização na cidade modificou as condições de infiltração da água da chuva pela impermeabilização, decorrente do uso e ocupação do solo por edificações, estradas, praças, ruas, etc. Assim, a área de infiltração das águas pluviais diminui consideravelmente, ocasionando um aumento dos volumes de escoamento superficial.

 

Para minimizar estes volumes, tradicionalmente são construídas redes de drenagem em algumas áreas, visando direcionar a água até um local de descarga. E é isso que consiste na obra de drenagem em Nova Friburgo.

O crescimento, em tese, desenfreado da construção civil reduz a área verde na cidade e incide na falta de capacidade do município em absorver a água da chuva. Desse modo, o sistema de redes de drenagem de água pluvial foi desenvolvido e desempenha um papel importante para o ciclo do saneamento, com impactos positivos nas bacias e no dia a dia das cidades. Exemplo disso é a época de chuvas. Com a impermeabilização do solo, a água não é absorvida, então ela precisa escoar para algum lugar, do contrário, há grandes riscos para a população, como alagamentos, enchentes e até deslizamentos de encostas.

Redes Sociais do EcoSerrano

Telegram
Grupo de Whatsapp 3
Grupo de Whatsapp 2 (lotado)  
Grupo de Whatsapp 1 (lotado) 
Instagram: @ecoserrano
Facebook: @ecoserranoo
Twitter: @serrano_eco
Youtube: EcoSerrano

1 comentários

Cintia Costa 8 de fevereiro de 2023 - 15:30

Ótima matéria! Bem informativa e tranquilizadora. Parabéns!

Repetir

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies