Edital das Barcas pode impactar vida de milhares de moradores de Rio e Niterói

População pode ser impactada diretamente no transporte público em breve

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Moradores estão ansiosos e na expectativa por anúncio. Veja os detalhes

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou a abertura de uma nova licitação para o serviço de barcas, com o objetivo de expandir e modernizar o transporte aquaviário entre Paquetá e a Ilha do Governador. Atualmente, a Ilha é atendida apenas por uma linha que a conecta à Praça XV, mas enfrenta problemas como atrasos, falta de horários e embarcações antigas. A concorrência, marcada para o dia 22 de novembro, será eletrônica e terá como critério de julgamento o menor preço global.

Projeto de Modernização e Expansão das Barcas

Segundo o edital da Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), a nova concessionária será responsável pela operação, administração e manutenção das barcas. Com a contratação, espera-se melhoria no serviço, incluindo adequação da grade de horários, aquisição de embarcações modernas e criação de novas rotas. Além disso, toda a arrecadação tarifária será destinada ao Estado, que pagará à concessionária com base no número de milhas náuticas navegadas mensalmente. A empresa vencedora precisará comprovar experiência no transporte aquaviário com capacidade para atender mais de 18 mil passageiros diários.

A empresa contratada assumirá a responsabilidade pela gestão dos terminais, segurança dos passageiros e um sistema de videomonitoramento e rastreamento em tempo real das embarcações. Essas mudanças visam aumentar o controle e eficiência no transporte aquaviário, além de melhorar a experiência do usuário.

Para a insulana Paloma Rabelo, usuária do serviço, a nova concessão é uma chance de resolver problemas crônicos, como a lentidão no transporte. O deputado estadual Flávio Serafini (PSOL), defensor da tarifa social, vê potencial na proposta para expandir o acesso ao serviço. Segundo ele, o controle estatal é um avanço para garantir um transporte de qualidade, com a possibilidade de novas linhas e horários.

Estudo da UFRJ e Critérios para a Concessão

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizou um estudo mostrando que outro modelo de concessão seria mais viável, com contratos curtos e flexíveis, permitindo ao Estado maior controle sobre o serviço. A Secretaria de Transporte informou que o novo modelo segue essa linha e garantirá a inclusão de linhas sociais, conforme a Lei Estadual nº 8.037/2018, com a operação da linha social Praça XV-Charitas dependendo de estudos técnicos.

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