Prefeitura fecha último ponto de apoio e Pop. Rua estaria ainda mais vulnerável

Publicado: Última atualização em 197 visualizações

Ações de acolhimento foram interrompidas no auge do inverno e em semana com previsão de chuva e frio

Esta semana, a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Assistência Social, fechou o único ponto de apoio que restava às pessoas em situação de rua. Situado em Mury, no espaço onde funcionava anteriormente a Casa Institucional Vila Sorriso (CAIVS), conhecida como Casa de Passagem, o local serviu de conforto para as pessoas em vulnerabilidade social desde o segundo semestre de 2021 até dezembro do ano passado e foi reativado em maio deste ano.

Há cerca de duas semanas, a Secretaria de Assistência Social fechou o Ponto de Apoio, localizado em Duas Pedras, e que estava cedido à ao Município por um motoclube.

Para algumas pessoas consultadas pelo EcoSerrano, causou estranheza que a Secretaria de Assistência Social tenha reativado a Força Tarefa, responsável por oferecer às pessoas em situação de rua um local para dormir, tomar banho e realizar refeições de janta e café da manhã, em maio deste ano, quando ainda era outono, sob a justificativa do frio iminente e fechado no auge do inverno, os dois únicos locais para acolhimento aos usuários.

Também chamou atenção o fato de que a decisão para o fechamento do último Ponto de Apoio, este com capacidade para receber cerca de 30 usuários, tenha sido realizado em uma semana com previsões da chegada de uma frente fria, com previsão de pancadas de chuva, como foi o caso da última sexta-feira, 29.

Questionamentos diversos quantos às abordagens

No final de junho, o EcoSerrano realizou uma reportagem com base na denúncia de algumas fontes com relação às operações de acolhimento aos usuários.

Em resumo, ao portal, nossas fontes relataram que as abordagens seriam realizadas, em algumas ocasiões, por pessoas que, supostamente, não teriam a capacidade exigida para este tipo de ações. A equipe utilizada para realizar as ações seria muito reduzida, o que comprometeria a segurança de todos os envolvidos. A segurança no Ponto de Apoio também estaria sendo realizada como preconiza as normas. Soma-se a isso a suspeita de que a Secretaria de Assistência Social, sem servidores suficientes para atuar nas abordagens por completo, também estaria deixando um vácuo de profissionais para coordenar as ações dentro do ponto de apoio

Não se sabe ainda se o fechamento do abrigo se deu de forma pontual ou se será definitivo e qual é a alternativa que a Prefeitura tem buscado para atender aos usuários.

O EcoSerrano entrou em contato com a Subsecretaria de Comunicação da Prefeitura e pediu um posicionamento da Secretaria de Assistência Social sobre o tema, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno.

1 comentários

Coletivo Temos Fome: Previsão de frio não teria comovido Prefeitura à proteger Pop Rua - EcoSerrano 30 de setembro de 2022 - 10:57

[…] uma roda de conversa sobre políticas públicas. Na ocasião, o Coletivo também protestou contra o fechamento dos dois pontos de apoio (Duas Pedras e Mury) e ressaltou que a medida veio em uma época ruim, já que a cidade ainda está no auge do inverno e […]

Repetir

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies
error: Content is protected !!