Investimento está estimado em R$ 955 mil. Documento fala em criação de uma Avenida do Contorno para transporte de carga, redução de vagas no Centro, oferta de estacionamento e Plano Municipal Cicloviário
Na manhã desta quinta-feira, 17, acontece a licitação para o Plano de Mobilidade e Acessibilidade Urbana. O processo de tomada de preços está estimado em cerca de R$ 955 mil.
O Plano de Mobilidade e Acessibilidade Urbana é uma ferramenta norteadora de planejamento de curto, médio e longo prazo, considerada essencial para centralizar recursos e ações públicas em prol do coletivo. Ele deverá atender áreas que apresentam mais problemas, promover a sinalização eficaz, organização na locomoção de transportes públicos e individuais e auxiliar nos demais procedimentos operacionais e de campo.
Estratégia
Atualmente, Nova Friburgo tem cerca de 200 mil habitantes e 130 mil veículos registrados. Para o desenvolvimento das estratégias de ação para o Plano foram traçadas 12 ações para a solução de problemas e alcance de metas, considerando a realidade da cidade de Nova Friburgo:
- Integração da mobilidade como planejamento e ordenação do uso do solo urbano;
- Classificação, hierarquização do sistema viário e organização da circulação;
- Implantação e qualificação das calçadas;
- Criação de condições adequadas à circulação de ciclistas;
- Priorização do transporte coletivo e implantação de sistemas integrados;
- Política tarifária e redução do custo do transporte coletivo urbano;
- Instrumentos para o controle e desestímulo ao transporte individual motorizado;
- Promoção da acessibilidade universal;
- Circulação viária em condições seguras e humanizadas;
- Acessibilidade, transporte coletivo e escolar para a área rural;
- Transporte de carga;
- Estruturação institucional.
Para cada um dos itens acima o Plano empreendeu uma caracterização da situação atual considerando o Plano Diretor de Nova Friburgo (2007), a Lei de Uso do Solo (Nº 2.249, de 22/12/1988 e suas alterações), pesquisas em base secundária e visitas a campo e, em seguida, uma proposta conceitual para definir ações a serem futuramente empreendidas de modo a atender aos objetivos, ações estratégicas e metas primárias e secundárias do Plano de Mobilidade Urbana de Nova Friburgo.
Rotas alternativas para transporte de carga
Para que a circulação a pé, o uso de bicicletas e o transporte coletivo sejam prioritários é fundamental pensar em rotas alternativas para o transporte de carga e para a circulação dos automóveis individuais. No primeiro caso, a fixação de horários especiais para a circulação de caminhões na RJ-116 e a implantação da Avenida do Contorno surgem como alternativas.
Em relação ao trânsito de automóveis na cidade, percebe‐se que a redução do número de vagas no Centro e a oferta de áreas de estacionamento em zonas periféricas poderiam contribuir para o desestímulo do uso do automóvel nas áreas de maior centralidade, proporcionando mais conforto e acessibilidade para um maior número de pedestres.
A construção da Rodovia do Contorno é vista como alternativa para minimizar estes problemas, uma vez que desviaria com segurança e rapidez todo fluxo de carretas e caminhões, permitindo, dessa maneira, benefícios não só para Nova Friburgo como também para os respectivos usuários. No entanto, esta obra é de competência do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Plano Municipal Cicloviário
O documento que trata do Plano recomenda que seja feito o Plano Municipal Cicloviário, com o objetivo de aumentar os deslocamentos em bicicleta, incentivar e ampliar os deslocamentos à pé e assim ajudar a reduzir o uso do transporte motorizado, individual ou coletivo. O Plano Municipal Cicloviário deverá:
- Identificar demanda e potenciais para implantação de infraestrutura cicloviária;
- Definir a rede cicloviária para o município de Nova Friburgo, elencando a prioridade de investimentos dentro do Plano de Mobilidade e Acessibilidade;
- Indicar padrões e normas a serem adotados para a implantação de infraestrutura
cicloviária, e para orientação de projetos urbanos;
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