Em reunião, representantes de telecoms confirmaram mutirões de limpeza a cada duas semanas. Encontro também lançou uma proposta para Consórcio entre as empresas
Na tarde desta segunda-feira, 13, o presidente da Câmara Municipal Wellington Moreira convocou uma reunião com a Energisa e representantes das Telecom’s para tratar de assuntos relacionados a poluição visual e seguranças dos postes em Nova Friburgo.
Motivado, principalmente, com a questão da segurança, após três postes pegarem fogo em menos de 1 mês, o presidente da Câmara repetiu diversas vezes que a situação é uma “tragédia anunciada”. “Se algo não for feito para reduzir as chances de curto circuito ou situações que provoquem um incêndio, se pegar fogo da próxima vez e matar alguém a culpa vai ser de quem?”, questionou o vereador.
“O tema é importante e colocamos a Energisa a disposição para ajudar a solucionar o problema, queremos colaborar para tranquilizar a população”, disse Fábio Lancelotti, diretor Energisa.
Preocupado em sair da reunião com propostas e soluções concretas, Wellington cobrou dos representantes de telecomunicações uma ação imediata para trazer tranquilidade à população quanto ao risco de novos incidentes. Um dos representantes de provedores de internet informou que existe um projeto para a instalação de cabos subterrâneos e que será protocolado junto à Prefeitura. A ideia é que ao término da colocação de toda essa estrutura, os cabos da parte externa sejam retirados. A empresa, inclusive, dará apoio e suporte para que outras empresas possam adotar o modelo.
Uma outra empresa informou que já vem fazendo a substituição dos cabos metálicos tradicionais pelos cabos ópticos e garantiu que até o final do mês, o bairro do Cascatinha, poe exemplo, estará todo ele com fibra óptica.
Segundo foi discutido na reunião, os cabos metálicos dão origem aos incêndios, e as empresas estão, aos poucos substituindo-os por cabos ópticos, que dão mais segurança.
Mutirões
Wellington cobrou da Energisa uma atitude mais incisiva para diminuir a poluição visual. “É preciso encurtar a frequência desses mutirões para a limpeza dos postes”. Em contrapartida, outro representante da Energisa informou que, para que os mutirões aconteçam, é preciso que todas as empresas façam um serviço prévio de manutenção: “As empresas precisam retirar as caixas excedentes, fazer vistorias, retirar cabo morto, entre outras coisas. Se isso não for feito, a Energisa não irá liberar a realização dos mutirões.”, avisou.
Ficou decidido que no próximo dia 26 as empresas irão retornar com os mutirões e vão realizar uma ação a cada duas semanas. Na ocasião, também ficou decidido que as empresas que não participarem dessas ações e não enviarem uma justificativa serão penalizadas, podendo inclusive, o presidente da Câmara Municipal, protocolar uma representação no Ministério Público.
Operador Neutro
A reunião teve ainda uma proposta para que as empresas de telecomunicações se unissem por meio de um consórcio para modernizar o setor, através de um Operador Neutro. Na prática, um operador neutro habilita que várias companhias utilizem a mesma infraestrutura, que pode ser fibra óptica, cabos metálicos, redes móveis e até mesmo satélite. Uma empresa interessada em se tornar um provedor de internet pode simplesmente alugar a capacidade dessa rede e cobrir cidades inteiras sem gastar um centavo com rede própria.
Para o consumidor final, o serviço é transparente e o usuário nem precisa saber que está conectado em uma rede neutra. Todo o atendimento, desde a instalação até o suporte técnico é feito pela operadora contratada. Várias empresas conseguem operar no mesmo cabo graças a tecnologias como VLANs, que permite a criação de redes virtuais na camada de enlace.
Carnaval 2023
Ainda durante a reunião, foi falado sobre a questão da estrutura para o Carnaval 2023 e da utilização de novos postes para comportar a estrutura, algo comum na realização deste evento. Segundo foi discutido no encontro, um novo carnaval está sendo montado em que não haverá a necessidade de se instalar novos postes, o que é visto como algo positivo para todos os especialistas no assunto.