“Combater as organizações criminosas é uma prioridade na minha gestão”, disse Luciano Mattos ao EcoSerrano. PGJ realiza visitas pelo interior do estado esta semana
Atender bem aos anseios da população e defender a sociedade. Esse é o principal papel do promotor de justiça, segundo o Procurador-Geral de Justiça, Luciano Mattos. Com esse objetivo, o procurador-geral está em visita no interior do estado e na última quarta-feira, 6, esteve na sede do MPRJ, em Nova Friburgo.
No encontro com os promotores de Justiça do município, Mattos apresentou os projetos Racionalizar, Parquet Digital e Gestão de Territórios, para uma atuação mais eficiente em termos de otimização de tempo e entrega de resultados para a sociedade. “Precisamos conhecer melhor as demandas locais para direcionarmos o nosso planejamento, e a Administração está trabalhando nesse sentido. Essas ferramentas são, na verdade soluções tecnológicas, que pretendem auxiliar o promotor na sua área de atuação, visando uma entrega mais rápida e eficaz para a população”, destacou Luciano Mattos.
Ao EcoSerrano, o procurador-geral ressaltou que as viagens pelo interior do Rio de Janeiro vão facilitar o entendimento das demandas urgentes e necessárias para atender a sociedade. “A visita é para tentar colher informações e buscar a melhoria da qualidade do trabalho do promotor no interior e fazemos isso buscando diálogo, conhecendo o trabalho e ajudando a resolver os problemas da cidade com diálogo, buscando falar com os cidadão, empresas e prefeituras.
Durante a visita, o PGJ observou o crescimento de organizações criminosas em municípios pequenos. “Pude observar municípios pequenos com aumento exponencial do tráfico de drogas e milícias, fatores que já são objeto de atuação dos promotores locais, mas que chamam a atenção da Administração para um planejamento futuro”, destacou.
Ao EcoSerrano, Mattos afirmou que o combate às organizações criminosas é uma prioridade em sua gestão. “Não só as milícias, mas o tráfico de drogas e grilagem. O Ministério Público é um defensor da sociedade e um defensor da sua Comarca. As visitas ao interior do estado são formas de demonstrar que queremos que o cidadão esteja próximo do promotor de justiça”, disse.
Ainda na quarta-feira, o procurador-geral de Justiça visitou as Promotorias de Justiça de Bom Jesus, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes.
Esse foi o quinto encontro de um ciclo das viagens institucionais que pretende se estender a todos os municípios do Estado. Nesta quinta-feira, 7, Luciano visita as Promotorias de Justiça de Teresópolis.