Moradores pedem que outros estabelecimentos possam aderir à iniciativa para evitar ausência de serviço de atendimento de emergência na região
Alguns donos de restaurantes e comerciantes de Lumiar estão se mobilizando para amenizar o impacto causado pela ausência da equipe de profissionais de saúde que trabalham na ambulância do distrito.
Como destacado pelo EcoSerrano, as equipes precisam se ausentar no mínimo três vezes ao dia para realizar refeições, trocas de turno e reabastecimento do veículo. Ao todo, a ausência das equipes é de cerca de 08h.
O restaurante Cantinho do Lu, que funciona de quinta a domingo, já oferece gratuitamente as refeições para os plantonistas. O objetivo é evitar que a cada período de refeição, a equipe se ausente por cerca de três horas e deixe o distrito descoberto quantos ao transporte de pacientes.
A ideia é que outros restaurantes se sensibilizem com a causa e disponibilizem as refeições nos outros dias da semana.
Os comerciantes querem discutir ainda a criação de uma Associação Comercial no distrito para fortalecer essas e outras ideias, como a de reivindicar melhores condições de infraestrutura. Segundo diversas queixas, um dos principais problemas é em relação a iluminação pública na região.
A AMA Lumiar, associação de Moradores do distrito, já se mostrou favorável a criação de uma associação comercial.
Apesar de ser apenas uma discussão inicial, o projeto ganhou força após a trágica morte de uma idosa, no último domingo, 19, que após passar mal, foi socorrida, mas não resistiu, vindo a óbito, ao que tudo indica, a caminho do Hospital Raul Sertã.
Os moradores também pedem que haja uma estrutura mínima no distrito que possibilite um atendimento de primeiros socorros aos pacientes, antes de encaminhá-los para o hospital. “A ambulância não tem estrutura para isso. Ela simplesmente leva o paciente para o Hospital. Se o paciente tiver um atendimento de primeiros socorros, a possibilidade dele sobreviver durante o translado até o Hospital, é grande. Atualmente, ele é apenas transportado e não há o que fazer a não ser torcer para que sobreviva no caminho até chegar ao Centro”, disse um morador.
Em nota, a Prefeitura informou que os proprietários do Cantinho do Lu se voluntariaram a oferecer o almoço aos profissionais de 192 que ficam no distrito em agradecimento ao suporte prestado pelo serviço de ambulância a um familiar dos donos desse estabelecimento. A Secretaria Municipal de Saúde agradece o apoio e ressalta a gratidão pela troca entre a população e os servidores. Essa prática será realizada enquanto o restaurante quiser e tiver a disponibilidade de fornecer a alimentação e os servidores quiserem se alimentar no bairro.