Vazamento de água em cano, jorrando forte.

RJ sem água: chuvas e falhas elétricas afetam abastecimento e transtornos se estendem até o fim de semana

6 visualizações

Ao todo, dez cidades e mais de 170 bairros foram afetados em todo Estado. Veja na matéria todos os locais atingidos e a previsão para normalização do abastecimento

Regiões da Baixada e interior sofrem com impactos no abastecimento

Nesta sexta-feira (26/09), moradores de diversas cidades do Rio de Janeiro enfrentam problemas no fornecimento de água, segundo comunicados das concessionárias responsáveis. As chuvas dos últimos dias e falhas no sistema elétrico estão entre os principais motivos das paralisações.

Magé: unidades paradas após chuvas

Em Magé, a Águas do Rio informou que o abastecimento foi impactado nesta sexta devido à paralisação das Unidades de Tratamento (UTs) Paraíso e Santo Aleixo. A suspensão ocorreu por conta do aumento da turbidez da água após as chuvas.

Bairros como Barbuda, Maria Conga, Vila Esperança, BNH e Santo Aleixo foram afetados. A concessionária orienta que moradores utilizem apenas a água reservada em cisternas e caixas para atividades essenciais.

Na quinta-feira (25/09), o fornecimento começou a ser retomado de forma gradativa, mas áreas elevadas e extremidades do sistema ainda podem levar até 72 horas para normalização.

Nova Iguaçu e Queimados: vazamento em Cabuçu

Ainda na madrugada desta sexta (26), equipes da Águas do Rio identificaram um vazamento em uma tubulação da Rua Mato Grosso, em Cabuçu, Nova Iguaçu.

Com o reparo emergencial, o fornecimento foi suspenso em Queimados (Vila Americana) e em bairros de Nova Iguaçu como Campo Alegre, Palhada, Jardim Palmares, Riachão e Valverde. A previsão é que os serviços sejam concluídos até o fim do dia.

Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Belford Roxo

De acordo com a concessionária, a chuva também levou à paralisação preventiva das represas São Pedro e Rio D’Ouro, que compõem o Sistema Acari, operado pela Cedae.

Com isso, bairros inteiros em Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Belford Roxo estão sem abastecimento ou com fornecimento reduzido. O serviço será retomado de forma gradativa conforme a melhora na qualidade da água captada.

Varre-Sai: falta de energia interrompe fornecimento

Na última quarta-feira (24/09), a Cedae informou que o sistema de abastecimento de Varre-Sai está parado desde as 4h20 devido à falta de energia elétrica causada pela Enel.

Segundo a estatal, a normalização pode levar até 72 horas após o retorno da energia, que ainda não foi restabelecida.

Miguel Pereira e Rio: manutenção emergencial em andamento

Nesta sexta (26), a Iguá realiza manutenção emergencial em Governador Portela, em Miguel Pereira, com possível impacto no abastecimento até 72 horas.

Na quinta-feira (25/09), um reparo emergencial na Elevatória de Água Tratada Raja Gabaglia, na Freguesia (Zona Oeste do Rio), também afetou o fornecimento em ruas da região.

Já em Jacarepaguá, desde a noite de terça (23/09), a falta de energia elétrica prejudica a distribuição de água em trechos da Estrada do Pau da Fome.

Orientações das concessionárias

As empresas recomendam que os moradores utilizem a água armazenada apenas para atividades essenciais até a plena regularização do serviço. Solicitações de caminhão-pipa podem ser feitas pelos canais oficiais:

  • Águas do Rio: 📞 0800 195 0 195 (telefone e WhatsApp)

  • Cedae: 📞 0800 282 1195

  • Iguá: 📞 0800 400 0509 / 0800 400 0511 (telefone e WhatsApp)

ACOMPANHE O ECOSERRANO

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies