No aniversário de 204 anos da cidade, moradores declaram seu amor ao município
Friburguenses, cantemos mais um grande dia. São 204 anos de história, de luta, de orgulho, de resiliência. A cidade mais charmosa do Estado do Rio de Janeiro completa mais um ano de vida.
Nova Friburgo é o lugar em que as cachoeiras dão o tom bucólico, mas contrastam com as buzinas do progresso, das chaminés da indústria, do martelar das máquinas de costura. É onde a Natureza recarrega as energias e nos devolve paz, tranquilidade e saúde. É lar do pioneirismo e da tradição. Nova Friburgo, é onde o Rio Bengalas sereno desliza, sob o olhar do Cruzeiro do Sul.
Para homenagear mais uma data festiva em nossa cidade, o EcoSerrano recebeu depoimentos de personalidades que transbordam de amor pelo município.
Confira:
Pedro Bessa – Fotógrafo
Sou carioca, filho de um pai nordestino, bancário e uma mãe francesa, professora. Nasci em Santa Teresa. Quando Nova Friburgo resolveu se preparar para receber os suíços em 1980, era preciso um curso de francês de qualidade. Contataram a Aliança Francesa e foi assim que, em 1978, subimos definitivamente para a Serra. Nos instalamos em um sítio e viveríamos na zona rural, um sonho do meu pai em criar animais e produzir sua comida.
Esta é a minha cidade. Foi onde cresci, estudei no Anchieta, plantei árvores, fiz os meus melhores amigos e aprendi a amar. Daqui eu saí pra ganhar o mundo até perceber que meu mundo era aqui. Voltei na esperança de ajudar a cidade a ser melhor fazendo o meu melhor. Atualmente, o meu melhor é mostrar as belezas da cidade através de fotografias e filmes. Claro que sem deixar de lado o espírito crítico e participar tanto quanto possível da vida político-social me manifestando ou contribuindo, quando possível, com ideias que possam transformar Nova Friburgo.
Cezinha Simpatia – Radialista
Nova Friburgo tem por vocação lugares lindos a serem explorados pelo Turismo. Um povo acolhedor e um celeiro de grandes artistas nas várias vertentes. Músicos, poetas, atores, escritores, além de um clima favorável à uma vida de qualidade. Amo essa cidade definida pelo poeta J.G de Araújo Jorge: ” Pedaço de um caminho a caminho do céu.”
Bernardo Dugin – Ator
Ser friburguense pra mim é sentir-se acolhido. É intimidade com as pessoas que fazem a cidade acontecer. Do bom dia na padaria, ao barbeiro, aos conhecidos donos de bares e restaurantes. É cruzar a Alberto Braune e receber sorrisos, abraços e cumprimentos de quem não víamos há tempos. É sentir-se em casa e ao mesmo tempo remar contra a maré em uma cidade tão artística e plural, mas que não tem atualmente um teatro ou espaço público para apresentações. É um sentimento de amor, mas com a certeza de que poderia estar amando mais.
Scheila Santiago – Jornalista
Acompanho Nova Friburgo crescer, mas infelizmente o ar já não é mais tão puro, pelo menos no centro da cidade, que tem problemas de cidade grande, mesmo sendo do interior. O bom de Nova Friburgo é ter sempre um lugarzinho que ainda não se conhece, com cheiro de terra e mato molhado, tendo como pano de fundo aquele céu azul ou aquela neblina, fininha, que o turista, principalmente, adora. Eu prefiro Nova Friburgo no verão, confesso, com seu ar condicionado natural. Felizes são as pessoas que têm coragem de subir montanhas, descer rios de caiaque. Mas é preciso ter coragem. Eu prefiro ficar sentada por perto, apreciando! Já as montanhas que cercam a cidade, embora lindas, limitam um pouco ao tentar olhar o horizonte.
Por isso talvez eu goste tanto das estradas de Nova Friburgo, pois suas curvas levam ao desconhecido e muitas vezes surpreendem; já caminhei muito e é a sensação que tenho. A arte pulsa na cidade e causa movimento, explode a qualquer momento, sem fazer muita força. O povo é criativo, arteiro! Mas precisamos valorizar mais! Precisamos ter espaços culturais abertos, bem conservados, para incentivar essa arte que pulsa e que possamos vivê-la, para o bem da nossa saúde mental.
Cláudio Damião – ex-vereador
Quando falamos de Nova Friburgo não poupamos palavras. E também não exageramos ao enaltecer as suas belezas. Ela é de fato linda. Encravada entre montanhas é um diamante que irradia luz. Pode também ser comparada a uma bela pintura emoldurada pelo verde da mata atlântica que ainda preserva. “Ouve estes versos – forasteiro amigo e podes crer em tudo que digo sobre a minha Nova Friburgo!…”* Mas não basta que ela seja amada com desvelo platônico. Necessita muito mais ser cuidada sem desleixo político. É preciso que toda a sua gente seja prestigiada com políticas públicas, sociais, culturais, educacionais, etc.
Uma cidade só existe em função do seu povo. E um povo em função das suas raízes. Uma cidade que se reconheça na sua diversidade e pluralidade, diminuindo e superando distâncias sociais, tendo nisso o seu maior valor. Feliz aniversário, Nova Friburgo! “Mas, se acaso dúvidas que a beleza, pode espelhar-se, assim, na Natureza, vê tu, com os olhos teus!… Visita a minha terra e sem despeito, se encontrares um único defeito, rasga estes versos meus. (…)”.*
*(Poema de Humberto El-Jaick – Minha terra)
Marcelo Verly – Professor
Me sinto muito feliz, grato e honrado por ter nascido aqui e por ser amigo de longa data de tantas pessoas queridas e especiais. Ser friburguense, para mim, é um estado de espírito. É olhar sempre para o alto e, grato, descortinar a beleza do céu e, em especial, das exuberantes montanhas que nos circundam. É ter a certeza de que fazemos parte do desenvolvimento de uma das mais belas e importantes cidades de nosso Estado e país. Mas também é saber que ainda precisamos avançar muito na redução das desigualdades e na ampliação das oportunidades para todos e todas. Parabéns, Nova Friburgo, pelos seus 204 anos.
Wanderson Nogueira – Jornalista/Escritor
Nada, absolutamente nada é capaz de diminuir o amor e o orgulho que tenho de Nova Friburgo. É amor ingênuo, quase infantil. É encantamento permanente. Ser friburguense é a melhor e maior de todas as minhas vaidades. Talvez, de fato, a única boa vaidade que alguém pode ter. Assim, ser friburguense é a única vaidade da qual não me desfaço. É meu lugar no mundo, como as pessoas que fazem essa cidade. Nossos potenciais são enormes e o que essa cidade precisa é ser verdadeiramente amada para ser o que seu destino propõe: inovadora, diversa, exemplar.
David Massena – Jornalista/Escritor
Nasci em Cataguases, zona da mata mineira, mas vim muito pequeno para Nova Friburgo. Quando revejo minha trajetória, sou só gratidão. Parafraseando Carlos Drummond de Andrade, também mineiro, com passagem por Nova Friburgo, digo: Cataguases, apenas um retrato na parede…e dói muito pouco. Foi aqui, em meio ao verde exuberante, cercado de montanhas e debaixo desse céu de infinito azul, que me criei, me fortaleço dia a dia e cada vez mais me apaixono. Viva Nova Friburgo, cidade que adotei como minha!
Elisabeth Souza Cruz – Trovadora
Feliz cidade para todos nós! 16 de maio de 2022, Nova Friburgo emerge de uma clausura pandêmica e, aos poucos, se enquadra no novo normal, quase normalmente. Foram dois anos de festas interrompidas, de abraços e de aconchegos distantes. No clima de um Carnaval fora de época, vestimos as fantasias de um recomeço, com bordados de esperas e brilhos de esperança. Pode ser que tenhamos mudado nossos hábitos e preferências, porque o período de clausura serviu também para polir nosso cristal interior. Aprendemos mais sobre a vida, seus ganhos e perdas e suas particularidades. Por tudo, estamos melhores, mais amigos e mais intensos.
No esforço coletivo para vencer os desafios impostos pela pandemia, fomos malabaristas numa corda bamba desconhecida. Não fomos habilitados para tanto: – aprendemos na marra. Assim, as celebrações dos 204 anos de Nova Friburgo estão intimamente ligadas ao ponto de embarque para o novo tempo. E não há como olhar para o futuro e pensá-lo, sem nos reportarmos ao passado, na formação de nossa cidade, desde a sua colonização. Somos a soma de muitas nacionalidades e a cada um de nós cabe uma parcela de responsabilidade para a edificação de uma cidade cada vez mais linda e salutar para todos. Somos Nova Friburgo em todo tempo e lugar!
Roosevelt Concy – Presidente do Nova Friburgo Country Clube
Passei grande parte da minha vida buscando entender Friburgo. Após anos de dúvidas e incertezas, estou convencido que nossa cidade é um pouco de muito e muito de tudo. Somos múltiplos, somos diversos. Vejam, como podemos ser uma só se somos afro, portugueses, suíços, alemães, espanhóis, italianos, libaneses,japoneses,austríacos,húngaros,franceses. Como buscar querer ser uma se somos Polo do vestuário, Polo metal mecânico, segundo produtor de flores de corte do país, maior produtor de morango, shitake e couve-flôr do estado, das cervejarias artesanais, da criação de truta, do turismo, da cultura. Ufa! Orgulho de pertencer a essa terra. Somos tudo isso e muito mais, somos o clima, somos um povo, somos Nova Friburgo.
E terminamos com uma trova da nossa Rainha das Trovas:
Nova Friburgo se anima
com esperança e fulgor…
E o tempo que se aproxima
é um tempo de muito amor!
Parabéns, Nova Friburgo!
1 comentários
Amo Nova Friburgo! Nasci no Nordeste, morei no Rio de Janeiro. Vim para Friburgo em 1982, transferida do Serviço Público. Assistente Social na Maternidade Sta Terezinha (na época) ví nascer boa parte dos filhos dessa terra! . A maior parte de minha existência vivi nessa encantadora cidade. Aqui ‘nasci de novo’, junto a minha Arte. Meus filhos e neto nasceram aqui.Estudaram do Jardim ao segundo grau no Colégio Anchieta. Cursaram Universidade UERJ e Estacio aqui nessa cidade. Hoje excelentes profissionais! Sempre procurei participar da vida Social e Cultural da cidade. Sou Artista Visual e durante mais de 20 anos fiz questão de ser uma Artista Friburguense, que sempre deu preferência em mostrar sua arte nesta cidade. Me senti desde sempre com a obrigação de me doar às causas ligadas à minha formação. Participei da Diretoria da Associação de Artistas por muitos anos, ; Estive na Cadeira de Artes Visuais durante 9 anos (alternados) no Conselho de Politicas Culturais de Nova Friburgo, dentre outras atividades voluntárias. Com o passar dos anos fui me sentindo integrada e cada vez mais amando esta cidade. Parabéns Nova Friburgo , pelos 204 anos!