Investimento será um grande marco para o transporte público fluminense. Veja os detalhes na matéria
Uma antiga demanda da Região Metropolitana do Rio de Janeiro pode finalmente ganhar forma. A esperada Linha 3 do Metrô, que promete ligar o Rio de Janeiro a Niterói por meio de um túnel submerso sob a Baía de Guanabara, está mais próxima da realidade. Prefeitos das duas cidades, Eduardo Paes (Rio de Janeiro) e Rodrigo Neves (Niterói), reafirmaram o compromisso de avançar com o projeto, especialmente se forem escolhidos para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031.
Histórico e Impacto da Linha 3
A proposta de construir a Linha 3 é discutida desde 1968 e inclui uma obra de engenharia ousada: um túnel submerso para conectar as duas cidades. A obra está orçada em R$ 4,5 bilhões, com custo inicial estimado em US$ 2,57 bilhões em 2015. Segundo especialistas, a linha tem potencial para transformar a mobilidade urbana da região e reduzir o trânsito na Ponte Rio-Niterói.
Compromisso Público e Modelos de Sucesso
Eduardo Paes destacou a viabilidade da obra e comparou-a com a execução da Linha 4 do Metrô, que conecta a Barra da Tijuca à Zona Sul do Rio. O prefeito também citou o sucesso do Porto Maravilha, projeto de revitalização urbana que incluiu a construção de túneis no centro da cidade.
Rodrigo Neves, que assumirá a Prefeitura de Niterói, reforçou o apoio do município ao projeto e afirmou que o diálogo com o governo estadual está alinhado. “Estamos prontos para colaborar e buscar alternativas que tornem a Linha 3 viável para a população”, afirmou Neves.
Conexão com o Pan-Americano de 2031
A candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031 trouxe uma nova motivação para tirar o projeto do papel. Segundo as autoridades, a Linha 3 é essencial para integrar as cidades durante o evento e para deixar um legado duradouro na mobilidade urbana da região.
Com o envio de uma carta ao Comitê Olímpico Internacional confirmando o interesse em sediar o Pan, as cidades avançam em direção a um novo marco no transporte público fluminense.
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5 comentários
Eu pensava que já existia uma ponte que liga as duas cidades. Deveriam estar se preocupando em gastar com segurança, que é o mal que mais aflige a região.
Poderiam levar essa linha até o município de magé, só uma sugestão
Se a transbrasil foi entregue com 8 anos de atraso, para que este projeto do metrô Rio X Niterói seja entregue em 2031 as obras deveriam iniciar em 2023 pois este prefeito administra muito mal as suas obras. Vai ser mais uma fonte de obras superfaturadas e entregues com atraso.
Gostaria de mais visibilidade na interligação entre a Capital e a Baixada Fluminense e Região Serrana que padece o descaso de estar entregue a SuperVia, vans e transportes de poucas sucatas de ônibus. Desejo humildemente convidar os gestores estaduais e municipais a enfrentar um dia de de transporte na hora do pico. É humilhante, desgastante, sofrido e enlouquecedor. A sensação é que a escravidão só mudou a forma mas continua presente nos dias atuais.
É um ABSURDO a situação do transporte público no interior do estado do Rio de Janeiro! O governo simplesmente IGNORA os municípios do Sul Fluminense onde moro (e de outras regiões também), deixando a população à mercê de um sistema precário, caro e ineficiente. Como pode, em pleno 2024, a locomoção entre cidades vizinhas levar HORAS, com baldeações intermináveis, enquanto de carro seria questão de 15, 25 ou 30 minutos? É uma VERGONHA!
Esse descaso afeta quem depende do transporte para trabalhar, estudar e viver com dignidade. As linhas são insuficientes, os horários não atendem à demanda, e o custo é um roubo para o serviço miserável que oferecem. E o governo? Finge que não é com ele! Promessas vazias, enquanto o povo sofre!
Chega de sermos tratados como cidadãos de segunda classe! O interior do Rio também precisa de transporte e melhorias urbanas. Parece que o governo é voltado apenas para a Região Metropolitana. É inadmissível que um estado tão rico, que arrecada tanto, deixe sua população sem transporte decente. Queremos um sistema digno, eficiente e acessível, AGORA!