Lei Seca terá auxílios de drones - Rio de Janeiro é pioneiro ao incorporar tecnologia

Novo aparato para fiscalizar motoristas já entrou em ação no Rio de Janeiro

4778 visualizações

Experimento iniciou no Estado do Rio de Janeiro será intensificado no mês de dezembro

A tecnologia está ganhando espaço no combate à imprudência no trânsito do Rio de Janeiro. Desde a última terça-feira, 3 de dezembro, os agentes da Lei Seca passaram a utilizar drones em todas as operações, intensificando a fiscalização e garantindo mais eficiência na identificação de irregularidades. Com câmeras de alta resolução e sensores térmicos, os drones têm autonomia de 40 minutos de voo e zoom com ampliação de até 200 vezes, permitindo identificar motoristas que tentam fugir da blitz, além de outras infrações.

Os drones conseguem registrar motoristas trocando de lugar com caronas, veículos trafegando na contramão, de ré ou até tentando subir em canteiros. Além disso, os equipamentos são utilizados para identificar veículos com registros de roubo ou furto. Essa inovação tecnológica tem sido uma aliada no objetivo de reduzir os índices de acidentes e conscientizar a população sobre os perigos da combinação entre álcool e direção.

Resultados expressivos em 2024

Até novembro deste ano, mais de 27,5 mil motoristas foram flagrados dirigindo sob o efeito de álcool em 3.117 operações realizadas em todo o estado do Rio de Janeiro. O impacto das ações da Lei Seca ao longo de 2024 foi significativo, com a abordagem de 250.384 motoristas, demonstrando a amplitude das fiscalizações.

15 anos de pioneirismo no combate à imprudência

O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a adotar a Lei Seca, marcando um avanço histórico na segurança viária. Em 15 anos de operações, cerca de 4,5 milhões de motoristas foram abordados, resultando em mais de 320 mil autuações por direção sob efeito de álcool. Esses números reforçam a importância do trabalho contínuo de fiscalização para promover a conscientização e salvar vidas.

Tecnologia e conscientização: uma parceria necessária

A implementação de drones reforça a importância de integrar tecnologia às estratégias de fiscalização. A expectativa é que, com a ampliação do uso desses equipamentos, a fiscalização se torne ainda mais eficaz, reduzindo infrações e incentivando o cumprimento das leis de trânsito.

NOVOS GRUPOS DE WHATSAPP DO ECOSERRANO:

5 comentários

Marcus 4 de dezembro de 2024 - 16:11

Tudo engodo, só estão preocupados em arrecadar cada vez mais.

Repetir
Lezy s Azeredo 5 de dezembro de 2024 - 09:14

Muito bom deveria ser usado também para fiscalizar e identificar carros roubados e ladroes que assaltam as pessoas de bem nas ruas.

Repetir
Lezy s Azeredo 5 de dezembro de 2024 - 09:17

Enviar como se tudo que coloca vocês falam que é comentário repetido,então não manda colocar comentários.

Repetir
Lezy s Azeredo 5 de dezembro de 2024 - 09:23

Muito bom Seria melhor se investigasse roubos a mão armada e arrastões nas ruas do rio também.

Repetir
Jose Gj da Silva 5 de dezembro de 2024 - 18:16

Para meter mão no bolso do cidadãos do bem o gorverno Sempre arrumar um jeito para finalizar, perguntar que não quer calar o gorverno está preocupado com a segurança de todos cidadãos de bem claro que não né tá nem ai.. para nos roubar eles dão sempre um jeitinho né..

Repetir

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies