Transformação está perto de virar realidade. Veja os detalhes
A tão esperada transformação nas ferrovias brasileiras está prestes a se tornar realidade, com a retomada do projeto da Estrada de Ferro 118 (EF-118). Esse marco histórico pode redefinir a economia do estado do Rio de Janeiro, conectando-o ao Porto do Açu e à malha ferroviária nacional, criando uma nova era para a infraestrutura logística do estado.
No dia 9 de outubro, a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) realizou uma audiência pública crucial, destacando a urgência da execução da EF-118. A iniciativa faz parte de um movimento crescente de mobilização de entidades sociais, políticas e econômicas para garantir a realização dessa obra fundamental.
A importância da EF-118 para o Rio de Janeiro
O retorno do projeto de ferrovia está ligado à indenização pela devolução da antiga malha ferroviária da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), e sua execução está condicionada à implementação da EF-118. Com 160 km de extensão a serem desenvolvidos, o trecho fluminense conectará o Porto do Açu ao sistema ferroviário nacional, facilitando o acesso às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Francisco Roberto de Siqueira, presidente da Firjan Norte Fluminense, ressaltou a importância da mobilização social e política em torno do projeto: “A Firjan está elaborando um documento público, a ser assinado por várias entidades fluminenses, que será enviado à ANTT para demonstrar a relevância do tema.”
Disputa política e o papel estratégico da EF-118
O gerente de Infraestrutura da Firjan, Isaque Ouverney, destacou que a disputa pela indenização da antiga ferrovia envolve outros estados, tornando o cenário ainda mais desafiador. Ele enfatizou a necessidade de uma mobilização conjunta das forças políticas do Rio de Janeiro para garantir que o estado saia vitorioso nesse processo.
“O sucesso da EF-118 depende dessa mobilização; é uma janela de oportunidades que precisamos aproveitar”, afirmou Ouverney.
Fase de audiências públicas e o futuro do projeto
As audiências públicas, que ocorrerão até o final de outubro, são uma etapa crucial para o desenvolvimento do projeto. Após esse processo, as contribuições serão analisadas pela ANTT, e o Tribunal de Contas da União (TCU) também terá papel decisivo antes da assinatura, prevista para o segundo semestre de 2025.
Espírito Santo avança no projeto ferroviário
Enquanto o Rio de Janeiro ainda debate a execução da EF-118, o estado vizinho Espírito Santo já está à frente. Em julho de 2024, o projeto básico de engenharia da ferrovia Kennedy, o primeiro trecho da EF-118, foi entregue. Esse trecho de 92,8 km conecta Anchieta a Presidente Kennedy, na divisa com o Rio de Janeiro.
Um novo horizonte para a economia fluminense
A revitalização da EF-118 traz uma nova esperança para o desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro. A expectativa é que o fortalecimento da infraestrutura ferroviária impulsione o crescimento regional, com impacto direto no escoamento de mercadorias, redução de custos logísticos e aumento da competitividade do estado.
Com o apoio da sociedade civil, de lideranças empresariais e das autoridades locais, o projeto da EF-118 pode, enfim, sair do papel e transformar o cenário econômico do estado.
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