Obra literária de Ana Paula Couto “é um sopro, um instante, uma chance ímpar de encontro”
No próximo dia 15, às 18h, na Padaria e Livraria Dona Emília (Dona Emília Books), a escritora friburguense Ana Paula Couto, lança sua mais recente obra literária “AMOR DE MANJERICÃO”.
A escritora apropria-se das vivências de mulheres que a influenciaram durante toda sua vida e de suas próprias e as reinventa em uma leve história de amor. Não se trata de um romance clichê, e até poderia o ser, mas essa história vai mais além. Ela adentra um campo onde a voz e o entoar são totalmente femininos. O romance é a porta de entrada, o pano de fundo, de várias temáticas exploradas e vividas pela personagem principal. A autora nos aproxima de assuntos corriqueiros, porém universais, como traição, amor, família, amizade, trabalho, recomeço e esperança.
Não é difícil perceber o forte chamado dessa obra para o olhar da mulher sobre a vida, sobre si mesma e sobre assuntos que circundam o universo feminino como feminismo, etarismo, maternidade e síndrome do ninho vazio. O livro AMOR DE MANJERICÃO homenageia explicitamente as brilhantes escritoras e a todas as mulheres de todas as idades.
Sinopse
AMOR DE MANJERICÃO é um sopro, um instante, uma chance ímpar de encontro. Muitas vezes damos voltas e mais voltas até encontrar nosso caminho. E nessas idas e vindas não é raro nos sentirmos perdidos, desorientados e soltos. Mas é nessa hora que se abre um portal, um achado, uma oportunidade. É perdendo-se e revirando-se do avesso que podemos, enfim, apreciar o verso de quem somos.
Assim acontece com a mãe de Laurinha que estando completamente perdida após completar quarenta anos e enfrentar um divórcio decide encontrar a si mesma, abrir suas asas e ousar alçar voo para uma nova vida. Perceber-se mulher, ganhar seu espaço e voltar a amar nem sempre são tarefas simples. E para essa mãe não foi. Mas por que não tentar?
O manjericão entra aqui não só como um tempero, mas como um aroma, um sabor, um gosto que precisamos ter pela vida, enfim, ele traz à essa história um toque sutil, mas capaz de transformar a vida da mãe de Laurinha.
Sobre a autora
Ana Paula Couto nasceu em Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro. Começou a escrever na adolescência e sempre se sentiu mais representada pela palavra escrita do que pela falada. Formou-se na Faculdade de Letras e ingressou no magistério como professora de Línguas Inglesa e Portuguesa.
Por muitos anos a escritora ficou adormecida, dando luz à educadora. Em 2020, em meio à pandemia, a até então só professora se viu tragada pela necessidade de expressar-se novamente através das palavras e voltou a escrever contos e crônicas. Em 2021 participou da “Antologia da Pandemia – Diário dos Confinados” pela Editora Resilience e também da coletânea “Lendas da Nossa Terra: Quem conta um conto?” pela mesma editora.
Em julho de 2022 lançou mais alguns contos e crônicas na coletânea DELAS PARA ELAS pela Editora Inovar. Nesse ínterim, retomou à escrita de um conto que se transmutou, tornando-se o livro AMOR DE MANJERICÃO, primeira obra solo da autora que tem 53 anos, é casada, tem uma filha e continua lecionando e escrevendo.
Acesse o grupo de Whatsapp do EcoSerrano através do link: https://chat.whatsapp.com/Ko3N4xTBbHo53tmZ5HtpAb
Redes Sociais do EcoSerrano:
Instagram: @ecoserrano
Facebook: @ecoserranoo
Youtube: EcoSerrano