Autora friburguense lança livro “Amor de Manjericão” no próximo dia 15

186 visualizações

Obra literária de Ana Paula Couto “é um sopro, um instante, uma chance ímpar de encontro”

No próximo dia 15, às 18h, na Padaria e Livraria Dona Emília (Dona Emília Books), a escritora friburguense Ana Paula Couto, lança sua mais recente obra literária “AMOR DE MANJERICÃO”.

A escritora apropria-se das vivências de mulheres que a influenciaram durante toda sua vida e de suas próprias e as reinventa em uma leve história de amor. Não se trata de um romance clichê, e até poderia o ser, mas essa história vai mais além. Ela adentra um campo onde a voz e o entoar são totalmente femininos. O romance é a porta de entrada, o pano de fundo, de várias temáticas exploradas e vividas pela personagem principal.  A autora nos aproxima de assuntos corriqueiros, porém universais, como traição, amor, família, amizade, trabalho, recomeço e esperança.

Não é difícil perceber o forte chamado dessa obra para o olhar da mulher sobre a vida, sobre si mesma e sobre assuntos que circundam o universo feminino como feminismo, etarismo, maternidade e síndrome do ninho vazio. O livro AMOR DE MANJERICÃO homenageia explicitamente as brilhantes escritoras e a todas as mulheres de todas as idades. 

Sinopse

AMOR DE MANJERICÃO é um sopro, um instante, uma chance ímpar de encontro. Muitas vezes damos voltas e mais voltas até encontrar nosso caminho. E nessas idas e vindas não é raro nos sentirmos perdidos, desorientados e soltos. Mas é nessa hora que se abre um portal, um achado, uma oportunidade. É perdendo-se e revirando-se do avesso que podemos, enfim, apreciar o verso de quem somos.

Assim acontece com a mãe de Laurinha que estando completamente perdida após completar quarenta anos e enfrentar um divórcio decide encontrar a si mesma, abrir suas asas e ousar alçar voo para uma nova vida. Perceber-se mulher, ganhar seu espaço e voltar a amar nem sempre são tarefas simples. E para essa mãe não foi. Mas por que não tentar?

O manjericão entra aqui não só como um tempero, mas como um aroma, um sabor, um gosto que precisamos ter pela vida, enfim, ele traz à essa história um toque sutil, mas capaz de transformar a vida da mãe de Laurinha.

Sobre a autora

Ana Paula Couto nasceu em Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro. Começou a escrever na adolescência e sempre se sentiu mais representada pela palavra escrita do que pela falada. Formou-se na Faculdade de Letras e ingressou no magistério como professora de Línguas Inglesa e Portuguesa.

Por muitos anos a escritora ficou adormecida, dando luz à educadora. Em 2020, em meio à pandemia, a até então só professora se viu tragada pela necessidade de expressar-se novamente através das palavras e voltou a escrever contos e crônicas. Em 2021 participou da “Antologia da Pandemia – Diário dos Confinados” pela Editora Resilience e também da coletânea “Lendas da Nossa Terra: Quem conta um conto?” pela mesma editora.

Em julho de 2022 lançou mais alguns contos e crônicas na coletânea DELAS PARA ELAS pela Editora Inovar.  Nesse ínterim, retomou à escrita de um conto que se transmutou, tornando-se o livro AMOR DE MANJERICÃO, primeira obra solo da autora que tem 53 anos, é casada, tem uma filha e continua lecionando e escrevendo.

Acesse o grupo de Whatsapp do EcoSerrano através do link: https://chat.whatsapp.com/Ko3N4xTBbHo53tmZ5HtpAb

Redes Sociais do EcoSerrano:
Instagram: @ecoserrano
Facebook: @ecoserranoo

Youtube: EcoSerrano

Texto escrito por Julia Amaro (Ases da Literatura)

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies