Evento confirma Nova Friburgo como capital da Moda Íntima. Nomes de peso passaram pela arena de desfiles como a atriz e modelo Aline Campos e estilista Dudu Bertholini
Após quatro dias de desfiles, exposições, palestras, a principal feira de moda íntima, praia, fitness e matéria prima da América Latina chegou ao fim. A FEVEST, que aconteceu, entre os dias 01 a 04 de setembro, no Nova Friburgo Country Clube, reuniu 70 expositores (confeccionistas, fornecedores e serviços) em um espaço de 12 mil m².
Ao público foram oferecidas cerca de 200 mil peças, uma grande oportunidade para compradores conhecer os produtos que continuam sendo fabricados pela Capital da Moda Íntima.
O ‘evento de relacionamento’, como Marcelo Porto, presidente do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), preferiu chamar, teve momentos que entraram para a história, principalmente por não ter acontecido durante os dois últimos anos em função da pandemia: Aline Campos, Jesus Luz e Dudu Bertholini deram um toque todo especial ao desfile de abertura, e teve muita emoção também na arena de desfiles dos alunos da Firjan SENAI Moda.
Foram realizadas 18 palestras de alto nível como a do influencer Theodoro (Théo); palestra sobre e-commerce e logística, com os Correios, que também lançou na feira três selos de moda, impressos pela Casa da Moeda; palestras sobre ética, inclusão, fashion designer, empoderamento feminino, potencial exportador, tendências, inovação, gestão da produção, resíduos sólidos; workshops da Audaces sobre soluções em software; posicionamento de marcas nas mídias digitais e muito mais.
E por falar em mídia digital, pela primeira vez a FEVEST teve seu “PodVest” veiculado no Instagram @fevestnf da feira, que teve mais de 6 milhões de visualizações.
No segundo dia da FEVEST, o empresário e precursor da moda íntima no município, Silvio Montechiari, foi homenageado pelo Sindvest e recebeu das mãos de Marcelo Porto uma placa de agradecimento. Ao lado de seus familiares e amigos, emocionado, ‘seu Silvio’ lembrou da 1ª Feira do Vestuário.
Mais mulheres empregadas
De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, Nova Friburgo demonstra o menor índice de desemprego de mulheres de todo o Estado do Rio de Janeiro. Isso se deve, segundo informações do Município, em função do setor do vestuário, que produz 25% da lingerie brasileira, o que demonstra a força e a capacidade das mulheres que ocupam não só a posição de costureira, mas de gestoras do segmento.
Como este ano a FEVEST teve entrada franca, estima-se que estiveram na feira mais de 15 mil pessoas nos quatro dias. Os expositores identificaram visitantes de todas as regiões do Brasil e perceberam que não só representantes de magazines e lojas de grande porte foram conferir as novidades e tendências, mas também o pequeno e médio empreendedor, que planeja iniciar um novo negócio ou ampliar seu segmento de atuação. Já o público voltado à compra de varejo, encontrou peças de qualidade, texturas, modelagens e cores diferenciadas para todo tipo de corpo.