Exposição gratuita é o “charme do final de semana”, na cidade de Nova Friburgo

2826 visualizações

Exibição foi prorrogada até o final de março. Veja os detalhes

A exposição itinerante “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade”, que estava prevista para encerrar no dia 6 de março, foi prorrogada até 31 de março, no Espaço Arp, em Nova Friburgo/RJ. Com entrada gratuita, a visitação acontece das 9h às 21h.

O evento destaca a histórica cooperação Suíça-Brasil na preservação da Amazônia e já passou por cidades como Brasília, Florianópolis, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi e a Associação Artística e Cultural Oswaldo Goeldi, a mostra reúne acervos históricos do século XIX e utiliza tecnologia de realidade aumentada para enriquecer a experiência dos visitantes.

A importância da exposição para o meio ambiente e a sustentabilidade

A iniciativa conta com o apoio da Embaixada da Suíça no Brasil e do Consulado-Geral da Suíça no Rio de Janeiro. O evento celebra a trajetória e o impacto de dois grandes nomes da ciência e da arte:

🔹 Emílio Goeldi – Zoólogo e naturalista suíço que chegou ao Brasil no século XIX para desenvolver pesquisas na biodiversidade amazônica.
🔹 Oswaldo Goeldi – Filho de Emílio Goeldi, foi um renomado artista modernista, cuja obra também se relaciona com a natureza e a preservação ambiental.

O Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, ressaltou a importância da exposição para a conexão entre os dois países:

“A Suíça e o Brasil possuem mais de 200 anos de relações bilaterais. Trazer essa exposição para Nova Friburgo, cidade fundada por imigrantes suíços, reforça ainda mais essa parceria e destaca o compromisso suíço com a Amazônia.”

A curadora interinstitucional Lani Goeldi explicou que a exposição se baseia em três eixos principais:
Legado – O impacto histórico da cooperação suíça na região amazônica.
Atualidade – A importância da ciência e da arte na preservação do meio ambiente.
Futuro – Reflexões sobre a sustentabilidade e a conservação da Amazônia.

Já o diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi, Nilson Gabas Junior, destacou a importância do evento para os debates da COP30 (Conferência do Clima da ONU), que acontecerá em Belém, Pará, em 2025:

“Nosso trabalho é entender a dinâmica socioambiental da Amazônia e propor soluções para sua conservação. Às vésperas da COP30, essa exposição se torna ainda mais relevante.”

Exposição integra o programa Road to Belém

A mostra faz parte do Road to Belém, programa que reúne iniciativas voltadas para sustentabilidade, inovação e bioeconomia, alinhadas com as estratégias de Suíça e Brasil para a COP30. Os projetos abordam temas fundamentais como mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e soluções ecológicas para empresas, pesquisa e cultura.

📍 SERVIÇO:
📅 De 6 de fevereiro a 31 de março de 2025
📍 Espaço Arp – Av. Conselheiro Julius Arp, 80, Nova Friburgo/RJ
🕘 Horário: 9h às 21h
🎟 Entrada gratuita

📞 Contato para imprensa: Scheila Santiago – (22) 98146-2493

GRUPOS DE WHATSAPP DO ECOSERRANO:

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies