Evento acontece entre os dias 23 e 25 de outubro, é gratuito e terá certificado para quem concluir
As inscrições para o 6º SEMINÁRIO DA FUNDAÇÃO D. JOÃO VI DE NOVA FRIBURGO DO CULTIVO À MEMÓRIA: Diálogos sobre Alimentação e Cultura já estão abertas. Os interessados poderão se inscrever no site da fundação através deste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfmOYG5Zpgr3NIzvrwkkAJWI3y1Oi6RE8Hy-l7JXggsF9LR7w/viewform.
Segundo a Fundação D. João VI (Praça Getúlio Vargas, 71 – Centro), o objetivo do seminário é discutir o tema da alimentação sob múltiplos aspectos e perspectivas. Tendo a Fundação como missão promover e incentivar pesquisas e ações no campo da educação, da história e da cultura no âmbito de Nova Friburgo e regiões vizinhas e pela importância da região no passado e no presente no cultivo de alimentos, priorizamos debater o tema a partir desse recorte espacial.
Vale acrescentar que, neste ano de 2023, a Fundação apoiou e participou do desenvolvimento de um curso de formação para professores da educação básica, a partir do segundo segmento do ensino fundamental, sobre segurança alimentar e nutricional, projeto proposto pela Embrapa Solos. Este fato coincidiu com o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Grupo Memória, Identidade e Espaço sobre memórias da cultura alimentar em famílias de imigrantes e do qual, posteriormente, a Fundação se fez parceira, e trouxe à mente a ideia de tornar o tema da alimentação o objeto do nosso seminário anual.
O recrudescimento do problema da fome, especialmente nos anos da pandemia do COVID, e a urgência de se conscientizar e promover práticas de cultivo sustentável e de consumo de alimentos saudáveis, face às tentativas de flexibilização do uso de agrotóxicos antes proibidos no país, à preponderância dos lixões e ao crescimento dos problemas de obesidade pelo consumo descontrolado de ultra processados, serviu como base para definir o tema deste ano.
A reprodução deste conteúdo em parte ou em sua totalidade, sem prévia autorização do EcoSerrano, pode acarretar em violação dos direitos autorais e resultar em uma ação judicial.
Redes Sociais do EcoSerrano
Instagram: @ecoserrano
Facebook: @ecoserranoo
Twitter: @serrano_eco
Youtube: EcoSerrano