Ensaios fotográficos realizados por fotógrafa de Nova Friburgo enaltecem os pontos fortes do corpo feminino. Veja os relatos de quem já participou dessa experiência
O empoderamento feminino é a consciência coletiva, expressada por ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gênero. Empoderar-se é o ato de tomar poder sobre si. Assim definiu Júlia Steuernagel Assis, especialista no tema.
É possível utilizar de diversas ferramentas para o empoderamento. Danielle Emerick, é professora de Geografia, fotógrafa e proprietária da Liberté Fotografia. Com maestria, uma luxuosa “simplicidade”, profissionalismo e sensibilidade, Danielle realiza um trabalho de resgate à autoestima de mulheres friburguenses.
Através de ensaios fotográficos, composta por um equipe de profissionais de qualidade, a Liberté Fotografia proporciona à mulher um momento de conexão. “É autoconhecimento, descobrimento da própria história”, afirma Danielle.
Os ensaios exploram todas as qualidades do corpo feminino e enaltecem os pontos fortes de cada mulher. “É o despertar ou o resgate da sensualidade. É o reconhecimento e a valorização da própria beleza. Aumento da autoconfiança. E assim, a elevação da autoestima e como consequência, empoderamento, que nada mais é que uma mudança da postura de nós mulheres perante o mundo. O trabalho da Liberté é diferenciado. Temos um projeto que proporciona uma experiência única e incrível, que toda mulher deve vivenciar.”, recomendou a fotógrafa.
Reencontro e reconexão
A psicóloga Quézia Dias recentemente participou desta experiência proporcionada por Danielle e equipe. Através do ensaio fotográfico, Quézia comemorou o início de uma nova fase. “Foi uma tentativa de reencontro e reconexão comigo mesma após a conquista de 15 quilos a menos e um longo trabalho de construção de autoestima. O momento das fotos é único, de muito cuidado, atenção, amor e entrega. As meninas pensam em cada detalhe para que você se desconecte do mundo e se conecte com você, regado a um dia de rainha, tudo isso numa vibração e energia incrível que culmina no resultado espetacular de cada uma das fotos. É arrebatador”, comemorou.
Para festejar os 40 anos de vida, a secretária Dina Lima posou para as lentes de Danielle. Admiradora do trabalho da Liberté, Dina precisou amadurecer a ideia do ensaio e planejou o momento para se presentear. “Pude ver não só o quanto eu era bonita apesar das minhas “imperfeições”, mas também, a mulher incrível que existe aqui, não só fisicamente. Foi essencial para mim ter passado por essa experiência antes do meu aniversário. O ensaio, somado a outras vivências fizeram com que a minha chegada aos 40 fosse leve, feliz e cheia de aceitação”, contou.
A técnica de enfermagem e estudante de nutrição, Roberta Coutinho, se considera uma pessoa de sorriso fácil. No dia do ensaio, brincando com a equipe, disse que não iria precisar fazer o famoso “carão” de modelo. Descontraída, Roberta topou fazer o ensaio pela proposta que a Liberté Fotografia apresentava. “Curti a ideia. No meu caso, não foi por autoafirmação ou por questões de empoderamento, mas depois que você termina o ensaio e vê o resultado, não tem como não se empoderar. Como eu sou uma pessoa descontraída, a foto que eu mais gostei reflete justamente essa personalidade. Eu me vejo exatamente naquela foto”, disse.
“Nosso projeto tem justamente o objetivo de ajudar a mulher a compreender que cada coisa que ela julga ser “defeito” faz ela ser quem ela é. Meu objetivo é realçar a beleza independentemente de estereótipos e quebrar de vez essa ideia de que existe um padrão”, pontuou Danielle.
Sensualidade não é vulgaridade
“Na divulgação do nosso trabalho, deixo claro seu propósito. Sensualidade não é o mesmo que vulgaridade, a diferença está na escolha correta dos ângulos, das poses, da make e figurino. Queremos despertar a sensualidade nata de cada mulher, sem excessos.”, explicou a fotógrafa.
De acordo com Danielle, a rotina exaustiva das mulheres reflete a cobrança delas mesmas por estarem “fora dos padrões”. “(A mulher) só enxerga o que a incomoda e nunca o que a valoriza”.
“Existe o preconceito, existe a vulgarização, existe o padrão, existe misoginia, existe silenciamento, mas o ensaio é ferramenta e nós mulheres somos uma revolução.. Ela será na base de muito empoderamento, respeito e sororidade. O ensaio traz uma força gigante, é poder ser vista por sentidos e ângulos sob a lente de alguém, é rever-se, é reeditar-se, é entregar. É liberdade e libertador”, afirmou Quézia.
“Existe todo um processo que vai desde o tipo de ensaio que se deseja, passa pela escolha da lingerie e conversa sobre o que mais gosta em si e o que não gosta. Tudo leva à auto aceitação e confiança. Quando vemos o resultado nos damos conta da mulher maravilhosa que somos. Fiquei muito feliz e cheguei a gritar ao ver as fotos logo após o ensaio. Foi emocionante me ver ali ainda sem nenhuma edição”, completou Dina.
O Ensaio
Para realizar o ensaio, a Liberté conta com uma casa locada especialmente para o momento das fotos. A equipe é formada apenas por mulheres. No dia do ensaio, além da fotógrafa, estão uma maquiadora, uma esteticista e uma auxiliar. “A make e o cabelo são feitos por uma profissional de nossa confiança no local das fotos. A escolha das peças e acessórios é feita com a minha orientação durante os dias que antecedem o ensaio”, explicou Danielle.
Para proporcionar uma experiência diferenciada, antes do ensaio acontece um momento de interação entre todas as mulheres. “Rimos, conversamos, brincamos, dançamos, comemos e em meio a esse clima gostoso e descontraído, fotografamos. Elas chegam tímidas e saem radiantes”, comemorou a fotógrafa.
A proprietária da Liberté enfatiza que não é só sobre fotografia e sim um momento da mulher se colocar como prioridade e protagonista da própria história. “Sensualidade não significa nudez (apesar de amarmos), nem apenas lingerie. Nós podemos mesclar estilos. Cada mulher é única, por isso cada ensaio e cada fotografia também. Eles retratam um momento de conexão dessa mulher com ela mesma e com a fotógrafa”.
“A semana que antecede ao ensaio faz você sentir um frio na barriga. É um dia só seu, o seu momento. As meninas fazem você se sentir especial. Toda mulher deveria fazer esse ensaio. Geralmente as fotos mostram uma mulher que não se vê assim, no dia a dia”, destacou Roberta.
Procura pelos ensaios aumentou
Apesar de Nova Friburgo ser considerada uma cidade conservadora por muitos, Danielle afirma que tem crescido a procura pelos ensaios e por essa busca pela liberdade.
“Não sinto Friburgo como conservadora nesse aspecto, talvez até pelo fato de ser a capital da moda íntima e a gente se deparar com imagens de mulheres de lingerie para todos os lados, mesmo sendo coisas diferentes, acho que isso ajuda a dissolver essa ideia de vulgaridade”, afirmou Dina.
“Por ser uma cidade interior, ainda há um peso de conservadorismo, sim. E mulheres que saem desse “padrão” e fazem ensaios com ou sem lingerie carregam uma carga que, a meu ver, nem é para tanto”, ressaltou a técnica de enfermagem.
“Reaprendi a me olhar. Quem passa por muitas mudanças corporais como o emagrecimento sabe do que estou falando. Por isso, permita-se ser livre e encontrar novas versões de si. Somos nós que definimos os nossos limites”, aconselhou Quézia.
“Sofremos uma enorme pressão estética, mas isso não pode ser empecilho para não fazer um ensaio. Escolham profissionais com os quais se identifiquem, conversem com ele sobre suas inseguranças e vivam a experiência. É maravilhoso se ver pelos olhos de um artista da fotografia”, aconselhou a secretária.
Seja você seu próprio amor
A Liberté Fotografia está com uma campanha para o Dia dos Namorados. Apesar de ser uma data para casais apaixonados, Danielle explica que os solteiros podem e devem aderir aos ensaios.
“É um ensaio exclusivo, chamado de “Mon Amour”. Além do propósito do projeto, o ensaio acompanha um presente especial: um kit super romântico com lingerie, vela, espumante e muitos outros mimos para o “Dia do Amor”. Temos o objetivo de aumentar ainda mais o romantismo dessa data, como também dar aquele toque de sensualidade e apimentar a relação. E para que as mulheres que estão solteiras, se enxerguem como seu próprio amor. É um ensaio pensado e criado com muito carinho para que você viva intensamente esse momento único”.
Confira abaixo um pouco mais do ensaio das nossas entrevistadas.