Livro da Mostra da Socioagrobiodiversidade será apresentado na Usina Cultural

159 visualizações

Evento será realizado neste sábado, às 10h. Leia os detalhes na reportagem

O livro da 1ª MOSTRA DA SOCIOAGROBIODIVERSIDADE em Nova Friburgo será apresentado no dia 16 de dezembro de 2023 (sábado), às 10 horas, na Usina Cultural ENERGISA (Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro), com a presença do Diretor-Presidente da ENERGISA Minas Rio, Eduardo Mantovani, e a Coordenadora de Investimento Social da ENERGISA, Delania Azevedo.

A 1ª MOSTRA DA SOCIOAGROBIODIVERSIDADE se destinou a exibição, a sociabilização e a documentação de conhecimentos e produções construídas a partir da inter-relação entre as diversidades biológica e de sistemas socioculturais variados da cadeia socioprodutiva da Socioagrobiodiversidade, resultantes de uma sucessão de processos em Educação, Pesquisa, Manejo, Produção, Beneficiamento e/ou Comercialização de produtos, bens e/ou serviços, incorporado de valores, saberes e identidade cultural da multiculturalidade montana.

A Ação de Extensão foi programada para reunir em uma publicação impressa relatos e registros de informações relevantes resultantes dos debates realizados principalmente nas Rodas de Conversas, que ocorreram durante as seis edições temáticas da Mostra (fevereiro a julho de 2023 – sempre no segundo sábado de cada mês, na Usina Cultural), objetivando a sistematização de dados em proposições para nortear políticas públicas.

O trabalho de apuração contou com alunos voluntários da UFRJ (Universidade Federal do Rio De Janeiro) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH / Instituto de Psicologia – IP / Diretoria Adjunta de Extensão (DAEXT) – Programa de Extensão Saberes e Ocupações Tradicionais: Henrique de A. J. Abreu, Laís C. Romeiro e Yuri A. M. Correa (estudantes extensionistas de graduação); Aya Nala e Gustavo Melo, relatoria e redação das Rodas de Conversa; professora Márcia Lobosco, consultoria para a publicação impressa;  Françoise Lengruber, apoio à pesquisa; Alessandro Rifan, consultor da Mostra; e Scheila Santiago, organizadora da publicação e produtora executiva da Mostra da Socioagrobiodiversidade.

Quem adquirir o livro gratuitamente conhecerá um pouco dos expositores que participaram da Feira Biocultural, assim como registros das Oficinas Socioeducativas, apresentações de Expressões Culturais e Exposição Fotográfica. Com 124 páginas, o livro foi editado pela In Media Res, de Nova Friburgo/RJ.

A 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade é uma realização de Na Rede com Scheila, com patrocínio da ENERGISA e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O evento contou com o apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, além das parcerias com a UFRJ, Reserva Ecológica Rio Bonito de Lumiar, Takakurando, Organokits, Reciclotrom e Instituto Araticum.

Serviço

Apresentação do Livro da 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade 2023 / NF

Data: 16 de dezembro de 2023 (sábado)

Horário: 10 horas

Local: Usina Cultural ENERGISA (Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro – Nova Friburgo/RJ)

Entrada franca

A reprodução deste conteúdo em parte ou em sua totalidade, sem prévia autorização do EcoSerrano, pode acarretar em violação dos direitos autorais e resultar em uma ação judicial.

Redes Sociais do EcoSerrano

Telegram

Grupo de Whatsapp 3

Grupo de Whatsapp 2   

Grupo de Whatsapp 1  

Instagram: @ecoserrano

Facebook: @ecoserranoo

Twitter: @serrano_eco

Youtube: EcoSerrano

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies
error: Content is protected !!