‘Concerto da Reforma’, em parceria com a Comunidade Luterana Friburguense iniciará a programação do bicentenário da imigração alemã, em 2024
Faltam pouco mais de 550 dias para o Bicentenário da Imigração Alemã ao Brasil, em 3 de maio de 1824. Também será a antevéspera da celebração do 505° aniversário da Reforma Protestante, quando o monge professor Martinho Lutero lançou, em 31 de outubro de 1517, as 95 teses, propondo reformar a religião católica e, consequentemente, implantando o luteranismo no mundo.
Nova Friburgo tem forte ligação histórica com esse episódio por ter se tornado – 307 anos depois – o berço do protestantismo na América Latina, com a vinda exatamente daqueles imigrantes, liderados pelo pastor Friedrich Oswald Sauerbronn (1784-1864).
Sob a regência de seu maestro titular, a Real Banda Euterpe Friburguense, a convite do pastor Gerson Acker apresentará o ‘Concerto da Reforma’, às 19h e 30 da própria sexta-feira, 28, no templo Pedro e Paulo (avenida Galdino do Valle Filho, 7), com participação especial do tenor argentino Martín Fernandez. Um repertório especial, com composições do luterano Johann Sebastian Bach, de Verdi, bem como o ‘Hino de Lutero’ (Castelo Forte) integram o repertório que promete uma apresentação sinfônica de grande emoção.
Reforma e Bicentenário
Além de constar da programação da ‘Semana da Reforma’, que a Igreja Luterana vai desenvolver pelos próximos dias, o evento integra ainda um amplo calendário que já lança as atrações do bicentenário, que se comemora daqui a menos de dois anos. A entrada para o Concerto é franca, sujeita a limitação de capacidade de público no interior da igreja.