Rock in Rio lança podcast voltado para ampliar voz feminina na indústria da música

Publicado: Última atualização em 86 visualizações

“SHE ROCKS” vai promover conversas com artistas, compositores e profissionais para dar visibilidade à potência feminina na música

Depois de apresentar um dia exclusivamente dedicado às mulheres nos principais palcos do festival, a organização do Rock in Rio anuncia o lançamento de seu primeiro podcast, o SHE ROCKS, realizado em parceria com a TIM.

Neste espaço que será exclusivamente feminino, o festival promoverá semanalmente — todas às terças-feiras — conversas entre mulheres inspiradoras de diversas áreas da cena musical, entre elas artistas, compositores e profissionais técnicas.

O projeto nasce da observação de diversos dados relativos à representatividade da mulher na indústria da música, como o fato de que, segundo a União Brasileira de Compositores, em 2021, as mulheres receberam apenas 9% do total distribuído em direitos autorais no país e esse é só um exemplo de indicador que mostra como um grande caminho de transformação na indústria ainda precisa ser percorrido. E por isso, a importância de se abrir espaço para a voz das mulheres na música.

Produzido por e sobre as mulheres que fazem diferença no mundo da música e do entretenimento, o SHE ROCKS é um espaço plural que amplifica e potencializa esta voz na indústria da música, destaca nomes pioneiros e engaja cada vez mais a presença feminina neste universo que ainda é predominante ocupado por homens.

“A presença feminina na indústria da música ainda está muito aquém do seu potencial. Entendemos que a força de comunicação e engajamento do Rock in Rio pode contribuir para que mais rápido vejamos mudanças nesta realidade. O Rock in Rio é um ponto fora da curva, pois aqui nós mulheres ocupamos 65% dos cargos de liderança. Acreditamos que, enquanto nos divertimos e cantamos juntos, podemos também semear conversas relevantes para a sociedade, por isso na edição deste ano, o festival terá um dia inteiro dedicado à elas, com as mulheres compondo 100% do line-up de alguns palcos da Cidade do Rock, no dia 11 de setembro. A proposta do SHE ROCKS é alimentar essa conversa de agora até lá e dar visibilidade à potência feminina no setor, que ainda está ocupado em sua maioria por profissionais homens.” afirma Roberta Medina, VP Executiva do Rock in Rio.

Os episódios do SHE ROCKS serão comandados por Gaía Passareli e Renata Simões, que receberão convidadas para falarem sobre carreira, preconceitos, desafios, conquistas, fãs, shows e tudo o que permeia atuar na indústria da música.

Outra novidade é que ao final dos episódios, o SHE ROCKS disponibilizará uma playlist co-construída pelas convidadas do podcast. A cada programa, novas músicas são sugeridas pelas participantes. A ideia surgiu após uma análise feita pelo Music Technology Group (MTG) e da Universidade de Utrecht que mostra que grande parte do consumo de música é de canções compostas e interpretadas por homens, mas não por falta de oferta feminina e sim porque o algoritmo está “viciado”. Dessa forma, o podcast incentiva e estimula a recomendação de músicas compostas, produzidas e interpretadas por mulheres como mais uma forma de dar mais exposição para as vozes femininas que, ainda em suas estreias, já saem prejudicadas pelos algoritmos.

O primeiro episódio, lançado hoje, já chegou com força total. As convidadas da estreia são Roberta Medina e a cantora Luisa Sonza. Dentre as próximas participantes, o SHE ROCKS receberá Bia Ferreira, cantora, compositora, multi-instrumentista e ativista brasileira; Guta Braga, criadora da MCT, co-criadora e apresentadora do FastForward Podcast; Erika Lôbo, compositora e produtora musical, além de sócia da Duophono e membra do database da @SheIsTheMusic; Ana Paula Castello Branco, diretora de Comunicação e branding da TIM, das diretoras do Rock in Rio Ana Deccache (Comunicação), Ana Biavaschi (Cenografia), Renata Guaraná (Parcerias) e Juliana Ribeiro (Ticketing) e a VP de Learning Experience, Agatha Arêas.

Episódios temáticos

Cada episódio focará em uma temática diferente da indústria da música. Entre eles, estão o “Minha canção é meu manifesto”, com artistas que trazem em suas letras questões e situações atuais do dia a dia; “Pioneiras sim!” com as primeiras profissionais em determinados campos, seus desafios e como chegaram lá; “O show que a gente dá por traz do show que você adora ver”, com as mulheres que cuidam e fazem parte do time de backstage, montagem de palcos, camarins etc.

O SHE ROCKS lançará um novo episódio toda terça-feira e está disponível gratuitamente nas principais plataformas musicais: Spotify e Deezer.

O parceiro responsável pela co-criação e produção do conteúdo é o A-LAB Content Lovers, que cuida de toda a comunicação e de toda a produção de conteúdo do festival, bem como é o parceiro do Rock in Rio em diversos projetos realizados junto a marcas, como é o caso do She Rocks.  

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies
error: Content is protected !!