No Grupo A, Globo de Ouro conquistou mais um título. Apuração teve confusão e bate boca nos dois grupos. No Grupo Especial, Unidos da Saudade foi punida com perda de dois pontos e gerou muita polêmica.
Demorou, mas aconteceu: a apuração das escolas do Grupo Especial de Nova Friburgo consagraram a Vilage no Samba como a grande campeã do Carnaval 2023. Após muita demora por conta de uma confusão envolvendo uma punição a Unidos da Saudade, a verde e branca pode comemorar o seu tetracampeonato.
Na apuração, praticamente, nenhuma surpresa: os jurados acompanharam as impressões do que os foliões viram na Av. Alberto Braune. Luxo, organização e um desfile impecável.
A escola conquista o quarto título consecutivo o 28º da sua história. Em segundo lugar ficou a Alunos do Samba, em terceiro a Imperatriz de Olaria e em quarto a Unidos da Saudade que pediu para que a Liga não lesse suas notas.
Confusão
Logo antes do início da apuração, a mesa diretora da Liesbenf anunciou que a Alunos do Samba entrou com um recurso contra a Unidos da Saudade alegando que a agremiação roxa e branca não avançou com seus carros e impossibilitou a arrumação dos carros do Alunão. O departamento jurídico da Liesbenf deferiu o recurso e retirou da Índios da Saudade, dois pontos.
Os integrantes das agremiações começaram a discutir, quase chegaram às vias der fato e os seguranças tiveram que intervir em diversos momentos. A confusão ainda continuou com muita discussão, gritaria, dedo no rosto e empurra empurra.
Um dos dirigentes da Saudade, muito alterado precisou ser retirado pelos seguranças
Do lado de fora, torcedores da Unidos da Saudade que acompanhavam o início da apuração na quadra da escola, no bairro Ypu foram até o local da apuração para protestar e PM foi acionada.
Classificação Grupo Especial
1º Vilage no Samba
2º Alunos do Samba
3º Imperatriz de Olaria
4º Unidos da Saudade
Globo de Ouro conquista o 13º título e é campeã do Grupo A do Carnaval friburguense
Globo de Ouro é campeã do Carnaval de Nova Friburgo, do Grupo A, é o 13º título da agremiação. No início da apuração, a Unidos do Imperador começou com menos quatro décimos por cronometragem. Antes da leitura das notas, a direção da agremiação protestou bastante contra a Liesbenf.
Segundo a direção da escola, o caminho para a passagem dos carros alegóricos não estava interrompido para o trânsito de veículos e por isso as alegorias precisaram fazer outro percurso e por isso a escola demorou a chegar na avenida. Outro fator que deixou os ânimos exaltados foi o fato de que, segundo a diretoria da Unidos do Imperador, havia um acordo com a Liga para que não houvesse punição por conta da suposta falha na organização.
Durante a leitura das notas, a diretoria do Bola Branca também protestou em quase todos os quesitos e proferiu xingamentos aos membros da mesa. Os protestos continuaram após a confirmação do Globo de Ouro como campeã do Grupo A.
A diretoria do Globo de Ouro que não tinha nada a ver com a história comemorou emocionada a conquista de mais um campeonato. “Ganhou quem mereceu, quem ousou. Dedico ao nosso carnavalesco, Tivemos queda de barreira há poucos meses e quem ganha é a comunidade”, disseram.
Classificação
1º Globo de Ouro
2º Raio de Luar
3º Unidos do Imperador
4º Bola Branca
Redes Sociais do EcoSerrano