Prazo para entrega de Imposto de Renda é prorrogado

13 visualizações

Objetivo da Receita Federal é diminuir eventuais efeitos da pandemia

A Receita Federal informou nesta terça-feira, 5, a prorrogação do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda. Agora, o contribuinte poderá enviar sua declaração até 31 de maio. Segundo o site Agência Brasil, a nova data consta da Instrução Normativa nº 2.077, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira. O prazo previsto anteriormente era 29 de abril.

O objetivo, segundo a Receita Federal, é diminuir eventuais efeitos da pandemia da Covid-19 que possam dificultar o preenchimento e envio das declarações, “visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados”.

Com cerca de um mês para o antigo prazo, o órgão divulgou que havia recebido seis milhões de declarações até 31 de março. A expectativa, de acordo com a Receita é a de que sejam enviadas cerca de 34 milhões de declarações do IR até o novo prazo.

De acordo com as regras, estão obrigadas a apresentar a Declaração de Ajuste Anual os cidadãos que tiveram, em 2021, rendimentos tributáveis com valor acima de R$ 28.559,70.

A Instrução Normativa de hoje mantém o cronograma para a restituição dos cinco lotes aos contribuintes. O primeiro está previsto para 31 de maio. Os segundo e terceiro lotes serão restituídos no dia 30 de junho e de julho. O quarto lote está previsto para 31 de agosto; e o quinto, para 30 de setembro.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies