Estudo aponta que as empresas precisam apostar na experiência do cliente
O cenário atual apresenta uma velocidade muito grande de mudanças, sejam elas de comportamento de consumo, de inovações ou novas tecnologias. Nesse sentido, atualmente além de se planejarem e definirem estratégias, as empresas precisam conhecer e monitorar as tendências de mercado, a fim de que consigam tomar decisões mais assertivas para se manterem competitivas.
Nos últimos dois anos, o consumidor vem passando por mudanças profundas. E para entender essa nova fase e apoiar os pequenos negócios em estratégias para 2023, o Sebrae Rio, a partir do estudo proprietário “Consumidor do Futuro 2023” elaborado pela WGSN, disponibiliza um resumo dos quatro perfis de consumidores (antecipadores, novos românticos, inconformados e condutores) e o que eles esperam encontrar no próximo ano. Dentro desse contexto, o empreendedor precisa personalizar seu produto ou serviço e estar próximo do seu público-alvo.
“Esse estudo ressalta a importância de promover a experiência do cliente. Hoje, ele quer vivenciar experiências memoráveis, diversificadas e alegres. Para o próximo ano é fundamental criar conexões, gerando valores únicos, que possam despertar sentimentos e que humanize essas ações, alinhando essa estratégia de forma virtual e digital”, conta Margareth Carvalho, gerente de Conhecimento e Competitividade do Sebrae Rio.
Antecipadores
Esse grupo cauteloso quer estabilidade e segurança. Em 2023, os Antecipadores tendem a adotar uma perspectiva de recessão. O lema aqui é ‘ir com cautela’ quando pensam em gastos. Assombrados pela incerteza, os antecipadores não gostam de mudanças inesperadas na rotina, como uma entrega atrasada ou um produto esgotado. O empreendedor precisa investir em inovações como: serviços por assinaturas, pré-venda e sob demanda; lançamentos semanais; programas de fidelidade; novos modelos de desconto; e dispositivos de reabastecimento na loja (refil automático);
Novos Românticos
Esse grupo foca em reavaliar os próprios valores e a pensar mais nas pessoas e na comunidade. A pandemia reforçou a importância da comunidade e da família, levando a uma reavaliação do que realmente importa – sentimento propulsor dos novos românticos – práticos e pragmáticos. A ideia é usar materiais naturais e criar produtos sustentáveis que ofereçam momentos sensoriais, higiene mental e emocional, que estimulem os rituais e ampliem o bem-estar, além de desenvolver produtos e serviços que ajudem as pessoas a criar laços emocionais mais sólidos.
Inconformados
A cultura do cancelamento focará na diversidade, já que os Inconformados apoiam empresas e comunidades diversas. A autossuficiência é uma prioridade dos Inconformados. A preservação de recursos (ambientais e financeiros) e a circulação do dinheiro na própria região são temas importantes para esse grupo, por isso, implemente uma cadeia de produção ética e seja transparente; valorize os trabalhadores essenciais; incorpore os saberes ancestrais; e desenvolva produtos transculturais.
Condutores
Multidimensionais, multitalentosos e multitarefas, esses consumidores não têm medo de riscos, aceitam novos desafios e demandam novas experiências que despertem os sentidos. A capacidade de trabalhar em qualquer horário e local abre espaço para projetos paralelos, hobbies, projetos pessoais e cuidados com a família. Nesse caso, o empreendedor pode explorar os games, o comércio ‘e-terativo’ (conexão com usuários ávidos por um determinado item), os presentes virtuais e as iniciativas de metaverso, para se comunicar, se divertir, comprar, aprender e trabalhar. Também invista em novas experiências, aventuras virtuais e mundos alternativos.