Vídeo mostra o momento em que o clima ficou tenso: “Não sou moleque”. Veja as imagens
A última sessão legislativa extraordinária em Nova Friburgo foi marcada por embates acalorados entre os vereadores e discussões intensas sobre mudanças na Lei Orgânica do Município, propostas pelo Prefeito Johnny Maycon. A convocação, realizada durante o recesso legislativo, trouxe à tona um profundo descontentamento de parte dos parlamentares e da categoria dos educadores.
Oposição Critica Pressa e Impacto nos Educadores
Os vereadores de oposição, como Maiara Felício e Cláudio Damião (PT), Marcos Marins (PSD) e Maicon Gonçalves (MOBILIZA), foram firmes ao criticar a urgência na votação de três dos cinco projetos que, segundo eles, prejudicam os profissionais da educação. Entre os pontos mais polêmicos estavam a supressão da regência de classe, a retirada de gratificação por difícil acesso e um reajuste salarial considerado insuficiente.
Para o vereador Marcos Marins, o processo foi conduzido de forma autoritária, ignorando o diálogo necessário com a categoria e desrespeitando o tempo adequado para análise. “Não sou moleque. Respeite os professores, respeite a sociedade friburguense”, disparou Marins em um momento tenso, dirigindo-se ao líder de governo, Isaque Demani (veja o vídeo abaixo).
Marins ainda apresentou uma emenda para manter os benefícios da regência de classe e gratificação de difícil acesso, mas, segundo ele, o texto não foi colocado em votação por decisão unilateral do líder de governo. “Mexeu com os servidores, mexeu comigo”, afirmou o parlamentar em suas redes sociais, onde reafirmou seu compromisso com a educação e os servidores.
Base Governista Defende Medidas e Comemora Aprovação
Por outro lado, os 17 vereadores aliados ao prefeito aprovaram as mudanças, destacando o impacto positivo das medidas. Segundo Isaque Demani, líder do governo, as novas regras incluem aumento no salário base dos professores, reajuste para instrutores do CEVEST e um auxílio de R$ 500,00 para alunos do curso técnico de enfermagem.
Em uma publicação nas redes sociais, Demani comemorou as aprovações, destacando que a gestão de Johnny Maycon é a que mais valoriza os servidores públicos. “Seguimos firmes trabalhando por toda Nova Friburgo! O trabalho não para!”, celebrou.
Categoria e População Divididas
Enquanto o plenário esteve lotado de educadores insatisfeitos com as mudanças, outros setores da população, como alunos do curso técnico de enfermagem, aprovaram as medidas, principalmente pelo auxílio financeiro para a compra de materiais.
GRUPOS DE WHATSAPP DO ECOSERRANO:
- Instagram: @ecoserrano
- Facebook: @ecoserranoo
- Twitter: @serrano_eco
- Youtube: EcoSerrano