Deu as costas à Educação? Escolas devem iniciar com defasagem de profissionais

678 visualizações

Aprovados no Concurso Público da Prefeitura de Nova Friburgo reclamam na demora para convocação oficial. Ano letivo tem início esta semana e quadro de servidores seria crítico. “Falta de planejamento”

Professores e profissionais da rede municipal de ensino estão apreensivos com a possibilidade real de começar o ano letivo com falta de funcionários. De acordo com informações obtidas pelo EcoSerrano, em apenas uma unidade, por exemplo, o quadro de funcionários estaria com uma carência de 7 profissionais, entre professores e auxiliares. Segundo fontes do portal, não seria exagero estimar que a falta de profissionais chegue a centenas.

O Concurso Público realizado pela Prefeitura de Nova Friburgo prevê mais de 600 vagas em cerca de 20 cargos de nível superior, médio normal, médio e médio técnico para a Educação. O ano letivo começa no próximo dia 1º de fevereiro. Mesmo que a convocação dos aprovados aconteça antes dessa data, o processo burocrático para que os concursados assumam os cargos pode demorar, e o ano letivo já terá começado. Além disso, há a questão do planejamento escolar.

Os professores que assumirão seus cargos não terão tempo hábil para elaborar um plano de aulas, reunir-se com diretores e entender o que foi ensinado aos alunos. Além disso, serão informados em curto prazo sobre as unidades em que irão trabalhar. “Se forem locais de difícil acesso, muitos podem até desistir”, disse uma fonte.

Outro aspecto central da discussão é que os salários oferecidos pela Prefeitura de Nova Friburgo estão abaixo do piso nacional da categoria, uma questão que o SEPE-NF tem lutado para resolver. Os profissionais da educação municipal buscam a regularização do pagamento, algo que, segundo eles, o prefeito indicou que resolveria.

Contratos de dobra foram encerrados

No final do ano passado, de acordo com os servidores, os contratos de dobra de muitos profissionais da educação foram encerrados. Isso poderia ser um indicativo de que os candidatos aprovados no Concurso Público para Educação seriam convocados ainda em janeiro para suprir a defasagem. O resultado final dos aprovados já está disponível no site da Consulplan, organizadora do certame. No entanto, não há previsão para a convocação oficial dos aprovados.

“Por que anteciparam a divulgação dos resultados da Educação, mas não realizaram a convocação em janeiro para permitir o planejamento?”, questionou uma servidora, prevendo uma sobrecarga de trabalho para os demais colegas.

Sem resposta

Na última semana, o EcoSerrano tentou contato com a Prefeitura de Nova Friburgo através da Secretaria de Educação, Caroline Klein, e também da Subsecretaria de Comunicação (Secom). Nesta segunda-feira, 29, o portal reiterou os questionamentos à Prefeitura sobre os pontos mencionados acima, bem como a possibilidade iminente de falta de profissionais no início do ano letivo. No entanto, os questionamentos não receberam resposta.

Quanto ao Concurso Público e à convocação dos aprovados, de acordo com a Secom, quem poderia esclarecer a questão seria o Subsecretário de RH, que, até a última sexta-feira, 26, estava de férias.

A reprodução deste conteúdo em parte ou em sua totalidade, sem prévia autorização do EcoSerrano, pode acarretar em violação dos direitos autorais e resultar em uma ação judicial.

Redes Sociais do EcoSerrano

Telegram

Grupo de Whatsapp 3

Grupo de Whatsapp 2   

Grupo de Whatsapp 1  

Instagram: @ecoserrano

Facebook: @ecoserranoo

Twitter: @serrano_eco

Youtube: EcoSerrano

confused looking camera young female teacher holding paper with glasses sitting at table with school tools in classroom

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies