SEPE repudia Governo Estadual por privilegiar Universidade particular em ação do ENEM

Educação: Universidade particular está no centro de grande polêmica em Nova Friburgo

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Educadores acusam Governo do Estado em priorizar instituição privada ao invés de universidades públicas. Entenda o caso 

Uma nova parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e uma instituição de ensino superior privada, que permite a entrada de representantes dessa instituição em escolas estaduais para atividades supostamente preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tem gerado controvérsias e questionamentos de membros da comunidade escolar e entidades representativas, como o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação de Nova Friburgo (SEPE-NF). A iniciativa foi alvo de críticas nas redes sociais, que apontam para uma possível contradição entre o incentivo ao ensino privado e a falta de suporte adequado ao ensino público estadual.

De acordo com informações divulgadas pelo SEPE-NF, uma circular interna da SEEDUC/Serrana II autorizou a entrada da instituição privada em diversas escolas da rede estadual, sob a justificativa de promover oficinas preparatórias para o ENEM. No entanto, segundo o sindicato, a atividade executada nas escolas consistiu apenas em uma aplicação de redação aos alunos do 3º ano do ensino médio, feita diretamente por funcionários da instituição, sem qualquer atividade prévia ou textos de apoio. Essa prática, na avaliação de alguns representantes da comunidade escolar, falha em oferecer uma preparação pedagógica completa para o ENEM e pode ter como objetivo oculto a captação de futuros alunos para os cursos pagos da instituição privada.

Além das críticas à metodologia, o uso do espaço público escolar para atividades promovidas por uma instituição privada levanta um debate ético. A presença de representantes dessa entidade em escolas públicas, autorizada pelo Estado, foi interpretada por alguns como um possível desvio do objetivo da educação pública, ao priorizar uma instituição privada no acesso direto aos estudantes.

Esse cenário suscitou perguntas entre a comunidade escolar:

  • Por que a SEEDUC opta por firmar parcerias com uma instituição privada, ao invés de promover ações com universidades públicas do estado, como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), entre outras?

Para o SEPE-NF e outros críticos da medida, a escolha da SEEDUC parece indicar uma preferência que negligencia as universidades públicas, reconhecidas por sua qualidade acadêmica e forte compromisso social.

O sindicato também questiona a ausência de apoio e incentivo do governo para que os estudantes da rede estadual participem de eventos como o “UERJ Sem Muros”. Este evento, promovido anualmente pela UERJ, é uma oportunidade para que a sociedade e os estudantes conheçam a produção acadêmica nas diversas áreas do conhecimento oferecidas pela universidade pública. Segundo o SEPE-NF, esse tipo de atividade, além de informar, inspira os jovens a valorizarem o ensino superior público e gratuito.

O que diz a Seeduc?

A Secretaria de Estado de Educação esclarece que o projeto “Redação 1.000” é uma parceria com a universidade Estácio de Sá a fim de preparar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio para a realização da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio, fundamental para acesso ao Ensino Superior, seja ele em instituição pública ou privada.
A Seeduc possui longa e plena parceria com instituições públicas de Ensino Superior, podemos citar como exemplo os projetos “Tem Menina no Circuito” e a gestão de biodigestor feita pelo Ciep E-Tec 441 – Mané Garrincha, ambos em parceria com a UFRJ.
Desta forma, esta parceria vem fomentar aos estudantes a oportunidade de se saírem bem na redação no Enem e com isso terem mais chances de conseguir uma vaga na rede pública.
A secretaria lamenta que iniciativas que visam a capacitação de jovens para acesso ao Ensino Superior sejam deturpadas para uso fora do contexto original.

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