Em vitória obtida pelo SEPE-NF, decisão determinou ainda um prazo de 30 dias para a Prefeitura de Nova Friburgo regularizar a situação. Na audiência, Executivo teria dito que havia condições de efetuar pagamento, enquanto prefeito, em 2022, teria mudado entendimento quanto a obrigação do pagamento, segundo o sindicato
A Justiça deu ganho de causa para o Sindicato dos Profissionais da Educação de Nova Friburgo (SEPE-NF) contra a Prefeitura do município na luta pelo pagamento do piso do magistério. Na decisão, a Justiça determinou ainda que o Executivo friburguense, dentro do prazo de 30 dias, comprove a implementação em folha quanto ao cumprimento do piso salarial, apresente a listagem dos servidores do magistério no município e aponte quem possui processo individual para que seja excluído da liquidação.
De acordo com o SEPE-NF, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo declarou diante do juízo não ver dificuldade na implementação do piso nacional, porém declara ter dificuldade de apresentar a listagem com os nomes dos servidores que já ingressaram com processos individuais, “demonstrando desorganização, incompetência ou, ainda, má fé”, acusou o sindicato.
Em janeiro de 2022, a categoria foi contemplada com o aumento do piso salarial em 33,24%. De acordo com o sindicalizados, ao alegar que não tinha recursos para pagar os profissionais, o prefeito concedeu aumento de apenas 11% e prometeu esforços para completar o restante.
No entanto, no meio do caminho, segundo o SEPE, Johnny Maycon teria mudado de postura e afirmado que não iria pagar o piso da categoria por ter mudado o entendimento. Em fevereiro deste ano, foi aprovado a revisão anual da inflação e à categoria foi concedida um aumento de mais 5,79%. Ainda em 2023, o magistério teve novo aumento no piso nacional, desta vez, de 14,95%.
O EcoSerrano entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo e pediu esclarecimentos do Prefeito Johnny Maycon e da Secretária de Educação. No entanto, até o fechamento desta reportagem, o portal não obteve retorno.
A reprodução deste conteúdo em parte ou em sua totalidade, sem prévia autorização do EcoSerrano, pode acarretar em violação dos direitos autorais e resultar em uma ação judicial.
Redes Sociais do EcoSerrano
Instagram: @ecoserrano
Facebook: @ecoserranoo
Twitter: @serrano_eco
Youtube: EcoSerrano