Obras de recuperação do Planetário e do CIEP já estão em execução

152 visualizações

Em visita para conferir a execução dos trabalhos, prefeito Johnny Maycon disse que os equipamentos devem ser utilizados pela população para adquirir conhecimento 

No início deste ano, o Governo do Estado do Rio de janeiro, por meio da Empresa de Obras Públicas do Estado (EMOP) começou a executar as obras de recuperação e manutenção do Ciep 124 – Licínio Teixeira e do Planetário de Nova Friburgo, em Olaria. O projeto foi elaborado pela Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria da Casa Civil. Os dois empreendimentos, assim como todas as obras do Município intermediadas pela EMOP, nasceram de um processo diplomático da pasta com o governo do Estado.

A fase inicial é capitaneada pela Casa Civil. Em um primeiro momento, a pasta faz a elaboração do projeto na qual se utiliza de argumentos com fundamentações em leis e propostas de políticas públicas. Nas etapas seguintes, as secretarias beneficiadas diretamente com os projetos ficam responsáveis por acompanhar as fases seguintes até a conclusão, neste caso, as Secretarias de Educação e Ciência e Tecnologia e Educação Profissionalizante e Superior.

A Secretaria da Casa Civil foi responsável, por exemplo, pela intermediação das reformas no Teatro Municipal e no prédio onde funciona o antigo Fórum, que agora passam a ser tutelados pela Secretaria de Cultura.

Intervenções

Neste primeiro momento, as obras estão acontecendo em grande parte no Planetário e em seu entorno. Devem ser contemplados com a reforma os sanitários, a estrutura que apresentava infiltração, sala de exposições, além da parte externa.

No CIEP, as reformas incluem a quadra, os prédios principal e da antiga biblioteca. Segundo o EMOP, o local será reformado pela por meio do Programa de Manutenção Continuada do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O local recebeu a visita do Prefeito Johnny Maycon na última segunda-feira, 27. “Após anos de abandono, o espaço encontra-se completamente deteriorado. A ideia, claro, é que ao fim dos trabalhos ele volte a ser utilizado pela população como uma excelente ferramenta para absorção do conhecimento científico”, publicou em suas redes sociais.

Finalizadas as obras no Planetário, em seguida será a vez do prédio principal do CIEP, onde atualmente funciona o Polo CEDERJ de Nova Friburgo, que conta com mais de 1000 alunos ativos. Ao que tudo indica, os trabalhos no Planetário devem terminar em março. Já no CIEP, ainda não há uma previsão exata, mas a expectativa é de finalizar ainda no no primeiro semestre.

Redes Sociais do EcoSerrano:

Grupo de Whatsapp 2 
Grupo de Whatsapp 1 (lotado) 
Instagram: @ecoserrano
Facebook: @ecoserranoo
Twitter: @serrano_eco
Youtube: EcoSerrano

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies
error: Content is protected !!