Pagamento das férias de educadores de Nova Friburgo saiu atrasado e gera polêmica

Prefeitura atrasa salários e paga com muito atraso, afirmam servidores públicos da cidade de Nova Friburgo

5155 visualizações

POLÊMICA: Trabalhadores questionam ainda os valores e insinuam que pode ter havido erro em pagamentos. Veja os detalhes na reportagem

O início de 2025 foi marcado por insatisfações entre servidores públicos de Nova Friburgo, especialmente na área da Educação. O pagamento das férias, esperado por muitos ainda em 2024, foi realizado com atraso pela Prefeitura, conforme informado pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE-NF). Além disso, servidores relataram que os valores depositados apresentaram erros em alguns casos, o que comprometeu o planejamento financeiro dos trabalhadores.

Pagamento em Atraso e Constituição

De acordo com a Constituição Federal, os pagamentos relativos às férias devem ser realizados até dois dias antes do início do período de descanso. No entanto, os educadores que entraram de férias em janeiro deste ano receberam os valores apenas em 2025. Esse atraso gerou descontentamento entre a categoria, que já enfrenta desafios como a ausência de um Plano de Carreira e o não cumprimento do Piso Nacional do Magistério por parte do município.

A Educação foi uma das áreas mais afetadas pelo atraso. Segundo servidores que preferiram não se identificar, a irregularidade no pagamento não é apenas uma questão administrativa, mas uma afronta ao planejamento pessoal de quem depende desses recursos para arcar com despesas básicas.

SEPE-NF Critica Administração Municipal

O SEPE-NF também criticou outras ações recentes da gestão de Johnny Maycon, que está em seu novo mandato. Em nota oficial, o sindicato destacou que, além do atraso nos pagamentos, a Câmara Municipal aprovou projetos de lei em regime de urgência no início do ano, permitindo ao governo contrair dívidas e implementar uma reforma administrativa sem uma análise criteriosa.

Abaixo, segue na íntegra o texto publicado pelo SEPE-NF:

Nota do SEPE-NF:

“Prefeito Johnny Maycon começa seu novo mandato com velhas práticas.
Todos sabem que o município de Nova Friburgo não paga o Piso Nacional do Magistério, que a maioria dos servidores não têm Plano de Carreira, além de muitas outras práticas que ferem aos princípios democráticos previstos na legislação. De acordo com a legislação o pagamento das férias, acrescido de 1/3, deveria ser efetuado dois dias antes do período, porém isso não ocorreu da forma prevista, comprometendo o planejamento dos trabalhadores e trabalhadoras.

O novo (velho) mandato começa não só com esses problemas. No dia 02/01, a Câmara Municipal recebe e acata 03 projetos de lei, em regime de urgência, a serem votados no dia seguinte. Da noite para o dia, literalmente, a Câmara Municipal autoriza ao governo contrair dívida sem projeto e critérios claros, aprova a Reforma Administrativa sem análise criteriosa, como deve ser, e por fim, seguindo o mesmo parâmetro da falta de critérios e de análise detalhada, aprova o remanejamento de recursos do orçamento votado recentemente.

A maioria dos vereadores assinou um cheque em branco para o governo Johnny Maycon, à exceção da vereadora Maiara Felício e dos vereadores Claudio Damião, Marcos Marins e Maicon Gonçalves que, além de votarem contra, deixaram claro a manobra do governo aprovada por 16 vereadores.

Diante disso precisamos estar atentos e organizados para enfrentar o que o futuro nos reserva, sem cair no canto das sereias interesseiras, propagandistas e defensoras dos feitos do “Crivelinha” no meio da nossa categoria.”

GRUPOS DE WHATSAPP DO ECOSERRANO:

1 comentários

Rodrigo 7 de janeiro de 2025 - 13:17

A população já caiu no conto. E votou nisso de novo. Cidade está maquiada e só. Iluminação pública um lixo. Ruas esburacadas. Estratégia de mobilidade urbana sem comentários. É vexatória. E por aí vai. Tudo problemas antigos porém esse “gente boa” já vai p seu quinto ano e nada.

Repetir

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies