Mulheres podem ser as principais vítimas. Veja todos os detalhes na reportagem
Após a notícias de que a Prefeitura de Nova Friburgo pode extinguir diversas turmas das séries Pré I e Pré II, diversas entidades sindicais, além de pais e mães de alunos, se manifestaram contrária a decisão. O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Núcleo Friburgo (SEPE-NF) emitiu um comunicado direcionado aos trabalhadores da Educação e aos funcionários administrativos da rede pública de Nova Friburgo. O SEPE-NF convocou a categoria para uma mobilização em defesa de políticas de educação integral que possam apoiar as famílias trabalhadoras.
Nos últimos 15 dias, o sindicato recebeu relatos de professores e funcionários administrativos sobre as dificuldades que enfrentam para obter um segundo vínculo de trabalho devido à falta de opções de cuidado para seus filhos fora do horário escolar. Segundo o SEPE-NF, a falta de políticas públicas de apoio à educação integral e de tempo integral tem gerado impacto significativo não só para os profissionais da educação, mas para a classe trabalhadora como um todo. Relatos apontam que muitos pais, incluindo trabalhadores do setor de vestuário e outros grupos de mães organizadas, estão se mobilizando para reivindicar mudanças que garantam o acesso à educação integral. A escassez de vagas e horários que atendam às necessidades das famílias obriga muitos profissionais a escolherem entre o desenvolvimento de suas carreiras e a segurança de seus filhos.
Com o objetivo de unir forças e traçar estratégias coletivas para buscar uma solução, o SEPE-NF convocou todos os trabalhadores da educação para participar da 1ª Conferência Livre da Sociedade Civil: Educação Integral em Tempo Integral, marcada para o dia 21 de novembro, às 18h, no C.E. Prof. Jamil El’Jaick. Este evento é uma oportunidade para que a comunidade educacional, sindicatos, e a sociedade civil discutam e fortaleçam a defesa de políticas públicas que garantam a educação integral, beneficiando tanto a comunidade escolar quanto os trabalhadores de diversas áreas.
O SEPE-NF ressalta a importância da participação ativa dos educadores e reforça que a luta por uma educação de qualidade e inclusiva é uma bandeira permanente da categoria. O sindicato também expressa solidariedade e compromisso com outras entidades sindicais e grupos mobilizados em defesa dos direitos das famílias trabalhadoras, buscando um futuro onde o desenvolvimento profissional e o cuidado familiar possam coexistir harmoniosamente.
NOVOS GRUPOS DE WHATSAPP DO ECOSERRANO:
- Instagram: @ecoserrano
- Facebook: @ecoserranoo
- Twitter: @serrano_eco
- Youtube: EcoSerrano