Professor de Nova Friburgo participa de mentoria internacional em tecnologia

Publicado: Última atualização em 114 visualizações

Igor Arnaldo, especialista em gamificação, também se prepara para ministrar palestras na Campus Party

O professor Igor Arnaldo, de 31 anos, natural de Teresópolis, é morador de Nova Friburgo e possui diversas especializações nas áreas de Tecnologia da Informação, Gestão em Turismo, Ciência e Tecnologia, Gamificação, entre outras. Igor, também é Game Designer, escritor e palestrante. Atualmente, Igor atua no ramo da gamificação e desenvolvimento de jogos.

Nos últimos anos, atuou como mentor em Game Jams, no Hacking Rio, NASA Space Apss Challenge, Hack’A’Prev, MIT COVID-19, Hackathon CCR e Social Hack entre outros. Até o dia 20 de julho, Igor atuará como mentor de um Hackathon – evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software ou solução tecnológica que atenda a um fim específico. Entre os dias 16 e 17 de junho, o professor participa pela terceira vez da Campus Party, que será em Goiás, para ministrar palestras.

Tecnologia da Informação

Ao concluir a primeira graduação, Igor contou ao EcoSerrano que percebeu, devido à sua experiência como docente, que o seu perfil era direcionado para tecnologia e inovação.

“Após cursar Gestão da Tecnologia da Informação, me encontrei com Inovação e Renovação durante todo o curso. Foi perfeito para mim. Descobri que a minha área de interesse era a do setor tecnológico e dentro dela, a parte de desenvolvimento de jogos e gamificação. O meu TCC foi focado nos jogos virtuais e a ascensão do uso da realidade aumentada. Esta área possui total conexão com o setor de inovação e em pleno 2022 a gamificação vem sendo cada vez mais explorada”, destacou.

Após anos como professor e sempre procurando conhecimento na área de tecnologia, Igor buscou novos campos de atuação. “Ser profissional é questionar, independente do cargo que se tem, não para criticar, mas para avançar e construir caminhos diante daquilo que não está bom, coeso e focado”.

Palestras

“A minha carreira de professor é dividida em dois momentos: antes de ser palestrante e depois de ser palestrante”, pontuou Igor. “Lecionando há 10 anos e a cada dia percebo a importância de sempre aprender e sempre ensinar”, continuou.

Em 2018, Igor fez sua estreia como palestrante no “Open Labs”, realizado em Nova Friburgo, o evento teve como objetivo difundir tecnologia e expandir conhecimento em nível escolar, universitário e empresarial. “Foi um momento incrível, descobri  que ali era o meu lugar. Perguntas, interações, trocas de conhecimento, debates fervorosos e no final dia a sensação de missão cumprida”, disse Igor.

“Me recordo que comentei com minha mãe sobre a decisão de me aperfeiçoar e ela olhou pra mim e disse: ‘Pegue sua mochila porque vamos para uma livraria. Confie em mim, você vai precisar, meu filho’. Participei de cursos sobre oratória, posicionamento no palco entre outros. Nas viagens, fui às palestras não só para absorver conhecimento, mas para ver como os palestrantes se comportavam”, explicou.

A pesquisa de Igor rendeu frutos. O professor começou a desenvolver workshops, oficinas sobre desenvolvimento de jogos digitais e analógicos, além da produção de jogos educativos analógicos para aprimorar a metodologia de ensino.

“Tenho me esforçado ao máximo para conseguir uma vaga em eventos internacionais, pois percebo que há participantes brasileiros, mas não há mentores brasileiros. Então, primeiramente, participo como mentor para ter a presença do Brasil nesta categoria e logo em seguida para confortar os participantes brasileiros que vem a se sentir mais seguros em encontrar mentores do mesmo país. Durante os eventos, apresento a cidade Nova Friburgo e o grupo InovaFri. Posso não ser Friburguense, mas defendo com unhas e dentes esta cidade a qual pertenço, honro todas as vezes este grupo que me acolheu. Faço questão de publicar aqui todas essas vitórias, pois a vitória é nossa”, comemorou.

2 comentários

Jose Campannucci 13 de junho de 2022 - 18:46

Igor Arnaldo e o cara!!

Repetir

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies