Aumento do piso salarial dado pelo Governo Federal para os Educadores foi acima da inflação Professores - Sala de Aula - Educação (2)

Professores recebem ótimas notícias sobre aumento do piso salarial

863 visualizações

Nova determinação foi oficializada acima da inflação e já está valendo

O Ministério da Educação (MEC) anunciou um reajuste de 6,27% no Piso Salarial Profissional Nacional do magistério público da educação básica para 2025. Com essa atualização, o salário mínimo para professores da rede pública em todo o Brasil passa a ser de R$ 4.867,77 para uma jornada de 40 horas semanais. A nova determinação foi oficializada por meio da Portaria nº 77/2025, publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 31 de janeiro.

Reajuste Acima da Inflação

O aumento do piso salarial supera a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que fechou 2024 em 4,77%. Também está acima da inflação oficial, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 4,83% no acumulado do ano. Dessa forma, o reajuste garante um ganho real aos professores, fortalecendo a valorização da categoria.

Como é Calculado o Reajuste?

O reajuste anual do piso salarial dos professores da educação básica foi estabelecido pela Lei nº 11.738/2008. Segundo a legislação, o aumento deve seguir o mesmo percentual de crescimento do Valor Anual Mínimo por Aluno (VAF mínimo), publicado na terceira atualização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Para 2025, o MEC calculou a variação entre o VAF mínimo de 2024 e 2023, chegando ao percentual de 6,27%.

Estados e Municípios Devem Oficializar o Piso

Apesar da definição nacional, cada estado e município precisa regulamentar o piso salarial por meio de normas próprias, já que a remuneração dos professores é custeada pelas redes de ensino locais. Os pagamentos são feitos a partir dos recursos do Fundeb, com eventuais complementações da União.

Histórico de Valorização da Categoria

Desde a criação do piso salarial em 2008, a medida tem garantido ganhos reais para os professores. “O piso foi criado para assegurar que o magistério tivesse uma referência mínima de remuneração equivalente a 40 horas. Essa trajetória de valorização da carreira foi possível nos últimos 15 anos graças à lei do piso”, afirmou Armando Simões, secretário substituto da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase).

GRUPOS DE WHATSAPP DO ECOSERRANO:

 

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seu nome, e-mail e IP por este website.

Matérias Relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Privacidade

Políticas de Privacidade e Cookies