Veja o artigo do especialista em gamificação, Igor Arnaldo sobre o tema
A ministra do Esporte, Ana Moser disse considerar que “eSports é indústria de entretenimento, não é esporte”. Mas antes de argumentar sobre esta afirmação precisamos fazer um breve levantamento. O que é jogo, o que é entretenimento e o que é e-sport?
Jogo
Jogo é toda e qualquer atividade em que exista a figura do jogador (como indivíduo praticante do jogo) e as regras que podem ser para ambiente restrito ou livre. Geralmente, os jogos têm poucas regras e estas tendem a ser de fácil compreensão, pois elas definem o início e fim do jogo. É comum encontrar jogos que podem envolver dois ou mais indivíduos jogando entre si como adversários, ou cooperativamente contra grupos de adversários. É importante que um jogo tenha adversários interagindo e como resultado de interação exista um vencedor e um perdedor.
À exemplo, o Counter-Strike. O jogo é uma série de FPS (First-Person Shoot), ou tiro em primeira pessoa, desenvolvido pela empresa norte-americana Valve Corporation. O CS gerou tanto sucesso e alcance que existem campeonatos desde níveis municipais até a níveis internacionais.
O jogo então se torna um esporte de competição, ser jogador vira uma profissão, assim como um jogo de futebol. Os dois estilos possuem as mesmas necessidades básicas: um técnico/comandante, acompanhamento médico, treinos diários, alimentação controlada, etc.
Uma partida de futebol tem os mesmos fundamentos básicos de um jogo assim como uma partida de Counter-Strike, ou seja, ambos são jogos independentemente de serem analógicos ou virtuais. Da mesma forma que uma partida de futebol pode vir a gerar interesses com fins lucrativos, a mesma situação ocorre com os jogos digitais. Podendo haver a criação de times e disputa de campeonatos.
Entretenimento
Os jogos em geral podem ser usados no âmbito profissional, educativo, e obviamente para puro entretenimento, lazer e diversão. De acordo com o dicionário Michaelis, a definição de entretenimento é “Ato ou efeito de entreter(-se). O que entretém ou diverte; entretimento, passatempo”.
Tanto o jogo de futebol quanto um jogo de videogame se encaixam perfeitamente como algo que fornece entretenimento ao jogador. O jogo é visto como entretenimento pois em boa parte das vezes vem a ser a atividade física mais realizada nos colégios entre os alunos e alunas, levando a ser utilizado nas praias, cachoeiras e ruas de casa.
Juntamente a isso, devido a admiração pelo esporte, existem aqueles que acabam curtindo também o ato de jogar o futebol virtual, seja ele no computador ou videogame. Há campeonatos profissionais desse estilo de jogo, ou seja, o e-sport está presente em diversas modalidades dos jogos digitais e analógicos.
Esportes eletrônicos
E-sport ou esporte eletrônico são termos utilizados atualmente para definir as pessoas que jogam/participam de eventos competitivos baseados em jogos eletrônicos/digitais, se tornando então jogadores profissionais assim como os jogadores de futebol.
Para ter um bom rendimento nos campeonatos de esportes eletrônicos, os jogadores também são submetidos a um acompanhamento psicológico, treinamentos, entre outros quesitos, da mesma forma que um jogador de qualquer competição analógica é submetida. Muitos dos novos jogadores do e-sport são encontrados através de vídeos divulgados nas redes sociais ou plataformas específicas para divulgação de vídeos ao vivo enquanto estão jogando. Seria então a mesma forma que o futebol que possui um olheiro, sempre haverá alguém de olho para conhecer novos jogadores e assim convidá-los para participar de um time ou seleção.
O que torna um jogador oficial/atleta vem a ser toda sua dedicação, suor, treinamento, o cenário que envolve este atleta. E quando falamos de atleta vale ser destacado desde jogador de futebol, jogador de counter strike e dançarino profissional de dança de salão. Afinal, todos eles possuem sua modalidade de puro entretenimento e diversão como chegam aos níveis de competições a nível internacional.
Países como Itália, Rússia, Finlândia, Malásia, Coreia do Sul, China, Índia, Irã e África do Sul já reconhecem a disputa de videogames como modalidade esportiva. Atualmente no Brasil a legalização ainda está sendo discutida. Até quando?
Conforme o tempo passou o Xadrez e pôquer, juntamente com bridge, damas e Go, também foram considerados uma modalidade de esporte, levando então a ter campeonatos e disputas, acrescentado a modalidade profissional.
Por estas razões sou a favor da legalização e implementação oficial dos e-sports no Brasil, faz parte do acompanhamento da evolução tecnológica, do avançar das gerações, e também da atualização das novas profissões. Os fatos só evidenciam o quanto a legalização é importante. Já está na hora do Brasil fazer um “update” nessas leis.
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